TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACNE: ATIVOS E PRODUTOS UTILIZADOS COMUMENTE NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

Por:   •  13/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.293 Palavras (18 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA

ANA CLARA OLIVEIRA GIL

LARISSA LIRA MARQUES DA SILVA

Trabalho acadêmico, apresentado a Faculdades Fimca e Metropolitana, como parte das exigências para a obtenção de nota da disciplina de Cosmetologia.

Porto Velho-RO

Novembro de 2019

ACNE: ATIVOS E PRODUTOS UTILIZADOS COMUMENTES NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

RESUMO

A acne vulgar é a doença cutânea mais frequente, afetando 85 a 100% da população em algum momento da vida; constituindo, por isso, um motivo frequente de consulta na atenção primária à saúde. Geralmente, tem início na puberdade, situando-se o pico de incidência entre os 14 e 17 anos nas adolescentes, e entre os 16 e 19 anos nos rapazes, sendo mais grave e prevalente no sexo masculino.

O diagnóstico é clínico, contudo outros diagnósticos diferenciais devem ser considerados. Das várias opções terapêuticas farmacológicas disponíveis, destacam-se os retinóides, os antimicrobianos e a terapêutica hormonal, cuja utilização deve ser ponderada, tendo-se em conta as suas indicações como o tipo de acne e seus efeitos colaterais.

Palavras-chave: Diagnostico, acne, vulgar, incidência, puberdade, tipo.

ACNE: COMMON ASSETS AND PRODUCTS USED IN THE TREATMENT OF ACNE VULGAR

SUMMARY

Acne vulgaris is the most common skin disease, affecting 85 to 100% of the population at some point in life; therefore, it is a frequent reason for consultation in primary health care. It usually begins at puberty, with a peak incidence between 14 and 17 years in adolescents, and between 16 and 19 years in boys, being more severe and prevalent in males.

The diagnosis is clinical, however other differential diagnoses should be considered. The various pharmacological treatment options available include retinoids, antimicrobials and hormonal therapy, the use of which should be considered, taking into account their indications such as the type of acne and its side effects.

Keyword: Diagnosis, acne, vulgaris, incidence, puberty, type.

1 OBJETIVOS

1.1 OBETIVO GERAL

Discutir os principais ativos comumentes utilizados no tratamento da acne vulgar, discutir os principais ácidos utilizados para tratamento e descrever as características fisiopatológicas.

1.2 OBJETIVO ESPECIFICO

Especificar quais ativos podem ajudar no tratamento da acne de acordo com o grau que o paciente se encontra;

Apresentar medicamentos que podem ser usados de uso tópico e oral, cosméticos para uso diário;

Classificar os tipos mais comuns de acne vulgar;

Concluir quais os melhores ácidos a serem usados, cosméticos mais apropriado ao uso do dia a dia que podem ser usados a cada grau de acne.

2 METODOLOGIA

A pesquisa foi desenvolvida através de levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa de natureza descritiva, a busca das informações iniciou-se em caráter qualitativo. Os artigos foram selecionados nos bancos de dados como Scielo, Google Acadêmico. Foi realizado no período de outubro e novembro de 2019. A busca dos artigos ocorreu mediante as seguintes descrições: Acne vulgar, fisiopatologia, graus da acne, tratamentos, e ácidos utilizados.

Como critério qualitativo, os artigos que foram selecionados foram publicados no período de 2001 a 2016, na língua portuguesa e inglesa. Os métodos de leitura utilizados dos artigos selecionados foram:

  1. Leitura do título da obra: Caso houvesse as seguintes descrições citadas, a obra era previamente selecionada, caso não houvessem, eram descartadas.
  2. Leitura do resumo: Após a seleção dos artigos, foi realizada a leitura do resumo, caso a temática fosse contemplada era selecionada, caso não fosse, a obra era descartada.
  3. Leitura integral da obra: Com as leituras feitas, obras comtempladas, a leitura era iniciada consequentemente com a seleção dos dados das pesquisas separadas que foram realizadas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

        Foram buscados 23 artigos referente as pesquisas e selecionados 15 artigos relacionados na base de dados especifica. Para realizar a seleção dos trabalhos encontrados foram destacados os títulos dos artigos de interesse que foram selecionados de acordo com o critério de inclusão e exclusão citados, chegando a pré-seleção dos artigos.

4 INTRODUÇÃO

A acne é uma afecção dermatológica que atinge as unidades pilossebáceas de algumas áreas do corpo, sendo bastante frequente entre os adolescentes, de causa etiológica multifatorial a acne provoca alterações físicas e emocionais nos indivíduos acometidos em consequência do aspecto inestético que a pele passa apresentar em virtude da formação de comedões, pápulas, cistos, nódulos e pústulas que tendem a gerar cicatrizes escavadas, deprimidas e hipertróficas na pele (LIMA, 2006; MANFRINATO, 2009).

Ocorre por meio da interação de quatro fatores principais: Produção sebácea em excesso, fechamento folicular com sebo e queratinócitos, colonização dos folículos por Propionibacterium acnes (um anaeróbio humano normal) e a liberação de múltiplos mediadores inflamatórios, e a acne pode ser classificada como não inflamatório que é caracterizada por comedões e inflamatória que é caracterizada por pápulas, pústulas, nódulos e cistos.

A acne necessita de tratamento adequado, e que evite o agravamento da doença para as formas mais graves, com possíveis cicatrizes o que podem resultar em alterações psicossociais, com efeitos prejudiciais que comprometam a qualidade de vida dos indivíduos.

O tratamento da acne deve prevenir e tratar cicatrizes e manchas, e atuar na prevenção da reincidência da acne (PIMENTEL, 2011). Deve-se iniciar o mais cedo possível para diminuir o estigma e evitar a formação de cicatrizes, cuja terapêutica é mais difícil. Sendo assim, sugere-se procurar um profissional nos primeiros sinais da acne, para que seja aplicado o tratamento adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com