TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARGILA VERDE NO TRATAMENTO DE ACNE

Por:   •  28/11/2019  •  Artigo  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

 

 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Graduação em estética

Caroline Figueiredo Rodrigues

Nicolie Cyllio de Castro Simões

ARGILA VERDE NO TRATAMENTO DE ACNE

Rio de Janeiro

2019

 ARGILA NO TRATAMENTO DA ACNE

Caroline Figueiredo Rodrigues – 201702483959

Bacharelanda do curso de Estetica – UNESA – Campus MADUREIRA

Nicolie Cyllio de Castro Simões – 201607179636

Bacharelanda do curso de Estética – UNESA – Campus MADUREIRA

Gabriela Micelli Sucupira de Melo – Especialista em psicopedagogia institucional e clínica – Professora da UNESA – Campus MADUREIRA

Resumo: O presente estudo teve como objetivo, estudar mais sobre a argila verde e os benefícios que ela pode trazer a pessoaa com acnes e comedões na região da face, corpo e couro cabeludo, propondo um protocolo simples com os ativos naturais da argila, que interfiram os fatores patogênicos, diminuindo assim a quantidade e as marcas deixadas pela acne e pelos comedões, inibindo a proliferação da bactéria e controlando a reação inflamatório. Desta forma, conseguimos visar o aumento de consumidores adeptos a este tipo de tratamento.

 

Palavras- Chave: Acne, argila verde, benefícios e protocolos.

  1. INTRODUÇÃO

A capacidade de um profissional de estética em alcançar resultados favoráveis em seus procedimentos está intimamente ligada à sua relação com a natureza. Seu poder está intimamente relacionado ao conhecimento que ele possui dos recursos por ela oferecidos para tratar, nutrir, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibrar e outras ações, inclusive carrear princípios ativos. (AMORIM; PIAZZA, 2015)

Durante esses últimos anos houve um crescimento na procura de tratamentos terapêuticos da argila, bem como em aplicações clínicas e farmacêuticas. Cada dia mais os tratamentos estéticos tem usado matérias-primas naturais em seus procedimentos.  A argila por exemplo, é uma delas. Resultado da transformação de rochas que são ricas em sais minerais, é possível encontra-la em muitas variações, como a argila rosa, a argila verde e a argila branca, sendo cada uma delas indicada para determinado uso que vai desde o combate a acne até redução da gordura localizada.

A exigência pela perfeição vem aumentando ano após ano. Cada vez mais homens e mulheres vem cobrando de si mesmos um padrão de beleza. Os adolescentes são os maiores buscadores de padrão na atualidade. Antigamente eles acreditavam que era apenas um fenômeno da idade e que, portanto não necessitava de cuidados, entretanto, quando não tratada de forma adequada a acne pode deixar cicatrizes permanentes, acarretando, problemas sociais e psicológicos, sendo assim atualmente, sabendo que esse lance de fase da idade é apenas ilusório, os adolescentes têm buscado cada vez mais tratamentos estéticos.

O tratamento da acne abrange os mais variados métodos, dentre os quais cabe citar retinóides, terapia hormonal, corticóides dentre outros. Estes tratamentos são escolhidos quando se trata de um caso mais grave de acne. Para tratamento de acne não inflamatória é indicada a terapia que utiliza argila para amenizar o aspecto de oleosidade, revigorar a pele, agindo como agente de limpeza profunda, ação tonificante, adstringente, hidratante e cicatrizante. (FERRARI et al, 2012)

  1. DESENVOLVIMENTO

Argila verde

          Segundo Damazio, Gomes (2009), a argiloterapia ou geoterapia é o uso de recursos minerais empregados com a finalidade de promover efeito terapêutico. Contudo, a utilização da argila para curar não é nenhuma novidade, na Grécia, cerca de 400 a. C., Hipócrates, o pai da medicina já utilizava a argila em seus tratamentos; já no Egito, cerca de 50 a. C., Cleópatra utilizava a argila em banhos e máscaras. (JUSTINA; LOEFF, 2018)

          A argila verde é uma das queridinhas por auxiliar na redução de oleosidade da pele, característica que incomoda muito as brasileiras, além de ser uma alternativa barata e eficaz para cuidar da beleza até mesmo em Home Care.

          A argila verde é proveniente da degradação e decomposição das rochas magmáticas de origem vulcânica. “Dentre todos os tipos, é a que possui a maior diversidade de elementos, como magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros”. Além de ter uma coloração esverdeada graças ao óxido de ferro, outra substância em que a argila verde é enriquecida.

          Rica em silício, ferro e alumínio e com pH neutro, a argila verde é indicada para peles oleosas e acneicas, além de ser utilizada em tratamentos corporais para auxiliar na redução de medidas e celulite. Possui pH neutro que promove o efeito secativo e desintoxicante na pele.

          A argila possui importantes propriedades cosméticas, no momento em que é utilizada na pele, um sistema de troca entre a pele e os elementos da argila acontece por meio da permeação dos oligoelementos na pele, devido a capacidade de troca de cations das argilas, e também pela água que é absorvida pelos queratinocitos, gerando uma troca ionica de íons e facilitando a entrada nos espaços intersticiais das células da derme e da epiderme, auxiliando na respiração celular e transferência de elétrons. (MEDEIRO; LANZA, 2013)

A argila é comumente conhecida como material natural, terroso, de granulação fina, quando misturada na água entra em ação, possui uma certa maleabilidade. Denominada argila, por fazer parte um grupo de partículas do solo. Essas partículas possuem inúmeros tamanhos, em média 5 μm e 25 μm (milésimo de milímetro) são as mais utilizadas em tratamentos relaxantes, tonificantes, no combate da oleosidade e absorção de toxinas da pele. (GUISONI, 2018)

Benefícios da Argila verde

Além dos tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo, seriam seus benefícios: favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele, promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo, absorve toxinas e impurezas, promove a reconstituição dos tecidos, faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal, estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação, elimina a oleosidade da pele e cabelo, elimina bactérias e tem efeito calmante, além de suavizar e amaciar a pele. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com