TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento De Rh

Artigos Científicos: Treinamento De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos coletivos

Método coletivo é direcionado ao mesmo tempo e da mesma forma para todos os treinandos igualmente. O exemplo mais clássico desse método é expositivo.

Os métodos coletivos são: Exposição,demonstração,painel,brainstorming,exibição de filmes,vídeos,curso,seminário,workshop,congresso e conferência.

A seguir iremos analisar alguns desses métodos de treinamento.

• Exposição: O método utilizado é a linguagem oral,onde o apresentador irá abordar determinado assunto a um grupo de tamanho variável.

O instrutor/orador não deve direcionar a fala e atenção para uma pessoa ou apenas para algumas pessoas; ao contratio, ele deve falar direcionando o olhar pra vários pontos da plateia, não se restringindo áquelas pessoas que porventura estejam participando mais ativamente dos debates.

Cabe ao apresentador envolver a plateia através de recursos que não sejam somente a audição,também usar metáforas e sigla para que os mesmo associem as ideias ao que esta ouvindo e decodificar o assunto falado, Utilizar um fala pausada pois a fala rápida dificulta a compreensão, alem do preparo prévio do tema e conhecimento que ira abordar.

Esse método é mais rápido na transmissão de informações.

• Demonstração: É o método pelo qual o instrutor procura mostrar ao treinando como fazer determinada operação,tarefa,ou como funciona determinado equipamento.

Nesse método o instrutor executa detalhadamente uma determinada operação, fazendo com o que o treinando repita os seus passos, de modo que ela fique clara e compreendida .Esse método disperta grandes interesse dos participantes, pela sua possibilidade de praticar o que lhes é ensinado.

• Painel: Consiste na apresentação e discussão de um pequeno grupo de especialistas (de 3 a 6) que se apresenta de maneira informal e dialogada,sob a coordenação de um moderador. Cada especialista expõe para o público ouvinte seu ponto de vista.Os componentes do painel são: coordenador, painelista e plateia.

• Brainstorming: É um método de treinamento usado para grupos. Também chamado de tempestade de ideias ou tempestade cerebral. É utilizado no treinamento da criatividade ou ainda para produção de ideias usadas para a solução de problemas.Esse treinamento consiste em apresentar um tema aos membros de um grupo, para que eles apresentam as suas ideias sobre ele, o intrutor não deve dar sugestões, limitando-se a coordenar o grupo e a transmitir-lhe as regras do encontro.

• Curso: Os cursos regulares servem como treinamento com ênfase na atualização profissional e também como desenvolvimento. Podem atender a todos os públicos, sendo mais adequado para os profissionais da base da organização, até o nível de média gerência. Para sua eficácia, são cruciais bons levantamentos de necessidades

e uma definição precisa dos resultados esperados, evitando-se, dessa maneira, a aplicação de remédios errados e o conseqüente desperdício de recursos.

• Congresso: Um congresso é uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias. O congresso pode ser uma boa ocasião para resolver questões pendentes por parte da assembleia em questão.

• Exibição de filmes/vídeos:Existem bons filmes de treinamento até mesmo filmes comerciais que trazem situações que traduzem através da arte, a reprodução na vida prática cotidiana.

Filmes com tema de lideranção,trabalho em equipe, cooperação, criatividade, motivação, segurança do trabalho, conflitos, chefia, vendas, seleção de pessoas entre outros, devem ser exibidos pelo instrutor já familiarizado com os mesmos e assim estimular a discussão em torno ao tema.

• Conferência: É um método de treinamento em grupo geralmente empregado para aprendizado de determinado conhecimento e não de habilidades.

Na maioria das conferencias não se aplica o direito ao debate assim deixando a desejar no aproveitamento dos treinandos.

• Seminário: O treinando é inserido no aprofundamento de determinado assunto, com objetivo de discutir, debater e pesquisar o assunto abordado.

• Workshop: é uma modalidade caracterizada por trabalhos práticos e discussões de casos, com intensa participação prática dos treinandos. É utilizada para aprofundar o debate ou o estudo de um determinado tema.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »