TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rh: Treinamento

Monografias: Rh: Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

TREINAMENTO

O treinamento é apenas um dos componentes do processo de desenvolvimento que inclui todas as experiências que fortalecem e consolidam as características dos empregados desejáveis em termos de seus papeis funcionais. Muitos argumentam que falar sobre o alto custo do treinamento obscurece o fato de que essas atividades, tanto no setor publico com no setor privado, costumam ser administrativamente confusas, raramente centralizadas em objetivo claros ou integradas com outras ações de RH. Os programas de treinamento, freqüentemente, acontecem porque uns poucos indivíduos decidem que eles são necessários, ou que é possível vender para a direção da empresa algum programa, as melhores empresas integram o treinamento dentro de um conjunto sistemático de RH.

O conteúdo de treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento que são:

• Transmissão de informações: O elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo: repartir informações entre os treinandos como um corpo de conhecimentos.

• Desenvolvimento de habilidades: Principalmente as habilidades, destrezas e conhecimentos diretamente relacionados com o desempenho de cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.

• Desenvolvimento ou modificações de atitudes: Mudança de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os trabalhadores, aumento da motivação, desenvolvimento de sensibilidade do pessoal de gerencia e de supervisão quanto aos sentimentos e reações das pessoas.

• Desenvolvimento de conceitos: O treinamento pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e concepção de idéias e de filosofias.

Esses quatro tipos de conteúdo do treinamento podem ser utilizados separadamente ou conjuntamente. Os principais objetivos do treinamento são:

• Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo;

• Proporcionar oportunidades para o continuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada;

• Mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhe a motivação e torna-la repetitivas as técnicas de supervisão e engenharia.

O treinamento envolve um processo composto de quatro etapas, a saber:

• Levantamento de necessidades de treinamento.

• Programações de treinamento para atender as necessidades.

• Implementações e execução.

• Avaliação dos resultados.

Levantamento das necessidades de treinamento

Corresponde ao diagnostico preliminar do que deve ser feito e pode ser efetuado em três diferentes níveis de analise:

• No nível da analise da organização total: Sistema organizacional.

• No nível de análise dos recursos humanos: Sistema de Treinamento.

• No nível da analise das operações e tarefas: Sistema de aquisição de habilidade.

Nível de Analise Sistema Envolvido Informações Básicas

Analise Organizacional Sistema Organizacional Objetivos Organizacionais e Filosofia de treinamento

Analise dos Recursos Humanos Sistema de Treinamento Analise da força de trabalho (Análise das pessoas)

Analise de operações e tarefas Sistema de Aquisição de Habilidades Analise das habilidades, Capacidades, Atitudes, Comportamentos e características pessoais exigidos pelos cargos (Analise dos cargos)

Figura 1 Os três níveis de analise no levantamento das necessidades de treinamento

O Sistema Organizacional

A análise organizacional envolve o estudo da empresa como um todo, sua missão seus objetivos, seus recursos, a distribuição desses recursos para consecução dos objetivos, como também o ambiente sócio econômico e tecnológico no qual a organização esta colocada. Essa análise define o que deve ser ensinado em termos de plano e estabelece a filosofia de treinamento para toda a empresa.

O Sistema De Treinamento

A analise de recursos humanos procura verificar se os recursos são suficiente quantitativa e qualitativamente para as atividades atuais e futuras da organização.

O Sistema De Aquisição De Habilidade

A análise de operações consiste em determinar que tipos de comportamentos os empregados devem exibir para desempenhar eficazmente as funções de seus cargos, a analise de operações consiste nos dados relacionados com uma tarefa.

Meios De Levantamento De Necessidade De Treinamento

O levantamento das necessidades de treinamento é uma das formas de diagnostico que deve basear-se em informações em informações relevantes, essas informações devem ser agrupadas sistematicamente, enquanto outras estão disponíveis a mão do administrador de linha, cabe ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento, e as decisões referentes ao treinamento, mesmo que utilize ou não os serviços de assessoria prestados por especialistas em treinamento.

Os principais meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento são: avaliação, Observação, Questionário, Solicitação de supervisores e gerentes, Entrevistadores com supervisores e gerentes, Reuniões interdepartamentais, Exame de empregados, Modificação do trabalho, Entrevista de saída, Analise de cargos, Relatórios periódicos.

Programação De Treinamento

A programação de treinamento é sistemática e fundamentada sobre os aspectos que devem ser analisados durante o levantamento, e deve fornecer informações para que se possa traçar a programação de treinamento.

Planejando o treinamento

O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com