TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tropa De Elite Resenha

Casos: Tropa De Elite Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

Para Platão o objetivo da educação é fundação mental de um Estado perfeito, Platão propõe, em A República, que se dê atenção especial à formação dos “guardiões", cuja função social é a defesa da cidade. O longo processo educativo que envolve a formação do guardiães tem como pilares duas artes bastante valorizadas pelos gregos: a música (que engloba também a poesia) e a ginástica. Discorrendo sobre a educação musical, Platão defende a instituição de uma censura com relação aos poemas épicos e trágicos que fazem menção aos atos divinos de natureza.A formação dos guardiões e, em particular, do governante, exige, posteriormente, dedicação e esforços ainda maiores por parte dos educados. Assim como nossos olhos não conseguem contemplar o sol, fonte de toda luz do mundo visível, o Bem, idéia suprema que governa o mundo supra-sensível, não pode ser contemplado se os olhos da alma não forem cuidadosamente preparados para esse fim.O rei filósofo o não tem, portanto nada tinha contra as mulheres, mas gostava de homens. Dentre estes, preferia os que fossem jovens o suficiente para que ainda tivessem o corpo sem pelos e sem cheiros fortes, mantendo assim uma aparência feminina. É o que ele disse no Fedro, um pouco distinto do que disse em outros lugares, onde poderia ter estado mais próximo do que ficou conhecido, entre nós, como “amor platônico”.

Apesar da importância de Sócrates e Platão para a educação, foram os sofistas considerados os fundadores da ciência da educação, estabelecendo os fundamentos da pedagogia. Converteram a educação numa técnica, salienta Jaeger (2003, p. 349), assim como as demais artes, no intuito de serem utilizadas nos diversos compartimentos separados das facetas das vidas dos cidadãos. Os sofistas, segundo Protágoras, eram especialistas na techne política, a ser cultivada e difundida como a verdadeira educação “e o vínculo que conserva unida a comunidade e a civilização humanas”, nos dizeres de Jaeger. (2003, p. 350) No entanto, nem todos sofistas obtinham posição de destaque na educação de governantes ou algo do tipo.

Platão escreveu sobre diversos assuntos, tais como ética, arte, teoria do conhecimento, entre tantas. Suas obras influenciaram e moldaram a filosofia ocidental. O intuito desse artigo foi apenas o de introduzir esse grande pensador. De nenhuma forma é possível resumir sua imensa contribuição à nossa cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com