TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tropa De Elite Resenha Do Filme

Dissertações: Tropa De Elite Resenha Do Filme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 4

O filme tropa de elite é umaa obra de ficção baseada em fatos reais que faz uma critica a corrupção.

O filme tropa de elite 1 nos relata a relação entre policiais e traficantes , onde policiais recebem propina dos traficantes para serem cegos e surdos em relação ao trafico e recebem tambem dos comerciantes do morro para fazer a "segurança" deles e que por consequencia disso e necessario a intervençao do BOPE ( batalhao de operaçãoes especiais). No meio de tudo isso ainda irira ocorrer a visita do papa que queria ficar instalado no morro .

No filme tambem relata os policiais envolvidos com a melicia , que são policiais envolvidos com o crime ,com mortes torturas e tudo mais.Relata tambem a hipocrisia de alguns estudantes ,que criticam a violencia policial ,porem estao envolvidos com trafico e uso de drogas.

Tropa de elite e uma obra que expoe as entranhas de uma corporação policial que existe nao so no Rio de Janeiro mas no Brasil todo.

Não podemos dizer que todos os policiais sao corruptos pois assim como mostra no filme tambem existe policiais que estao la pra fazer o seu serviço cuidar da população , fazer a segurança publica, no filme relata sobre dois aspirantes que acabam se tornando policias do bope por sua boa conduta e um deles acaba recebendo um cargo muito importante o de coronel .

O filme tambem relata como a vida de um policial e perturbada no filme o coronel Nascimento nao consegue ter tempo para sua familia, nao dorme direito , esta prestes a ser pai e pede que seja transferido por não aguentar mais a pressão.

No filme tropa de elite 2 o posicionamento do filme se volta para a politica , que é quando os politicos usam o sistema de segurança publica para satisfazerem seus interesses proprios .Como o Estado é detentor do monopólio do uso legítimo da força física como forma de coerção, os políticos usam de tal direito para corromper e manipular a máquina eleitoral.

No filme, existem cidadãos que lutam por uma sociedade justa. Por exemplo, o Comandante do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), o Tenente Coronel Nascimento que foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública como punição por um incidente no presídio de Bangu I, na cidade do Rio de Janeiro. Foi onde tal pessoa descobriu que no coração do Sistema de Segurança Pública, ou seja, na secretaria de segurança havia um complexo mecanismo de corrupção. Essa secretaria administrava as milícias formadas principalmente por policiais militares da ativa que

atuavam nas favelas daquela cidade. Os milicianos tinham apoio da base do governo e atuavam na linha de frente com objetivos específicos. Manipular o curral eleitoral nas comunidades carentes,

com interesse de manter os corruptos na gestão política do Estado. Mas o Ten. Cel. Nascimento, com uma conduta invejável, pôs-se a analisar a corrupção , desde a sua origem até suas finalidades, para que se pudesse combate-la, indo a campo e lutando para desarticular o sistema de corrupção no governo e na polícia carioca.

Em nossa sociedade, existem vários Tenentes Coronéis como o Nascimento que lutam por uma sociedade governada por políticos com conduta ilibada. Como exemplo, estão aqueles cidadãos que apresentaram à câmara dos deputados o projeto que virou a Lei da Ficha Limpa. Tem como escopo, impedir a candidatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com