TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tropa De Elite 2

Dissertações: Tropa De Elite 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 4

AGORA RESPONDA.

Você assistiu a sequência I e II do filme Tropa de Elite? Se não, assista ao segundo tratado na sinopse acima. Depois de feito isso descreva de que forma a corrupção apresentada no filme atinge principalmente as decisões políticas e sociais influenciando toda uma Nação. Além disso, descreva como a Sociologia ajuda a entender tais fatos. Tente relacionar alguns conceitos trabalhados em aula!

O filme é um pequeno retrato da realidade no mundo atual, onde o jogo de interesses é muito maior do que se pode imaginar, retrata o tráfico, a marginalização e a violência praticada pelos criminosos. No filme é possível identificar que a segurança publica é uma política social visualizada como negócio para alguns policiais que recebem propina para cuidar da segurança de estabelecimentos.

Toda a corrupção e violência mostrada no filme atingem a politica e a sociedade de um país porque podemos dizer que o futuro da nação está nas mãos de quem elegemos nas eleições. Somos nós os responsáveis por quem está no poder. As campanhas eleitorais são a arma e o voto do povo a munição. E é baseado nessa premissa que o roteirista Bráulio Mantovani cria uma história que apesar de “fictícia” é a mais pura realidade num país como o nosso que é cheio de corrupção. Tropa de Elite 2 não é apenas polícia e traficantes (como no primeiro). Desta vez, como diria o próprio “coronel” Nascimento: “o buraco é mais embaixo”. Nesta segunda parte o roteiro explora quatro elementos: política, polícia, criminalidade e imprensa.

Assim, como os políticos a polícia também se torna corrupta e acaba sendo pior que os bandidos. Isso influencia um país porque as bases políticas "aliviam" para policiais corruptos, que praticam por intermédio das chamadas Milícias extorsão nua e crua contra moradores de bem, que são obrigados a pagar pra ser protegidos da própria Polícia. Ao mesmo tempo essa Milícia extorque também do outro lado do muro. Toma dinheiro dos traficantes, em troca, "afrouxando" a vigilância para que o tráfico possa prosperar. Quanto mais tráfico, mais dinheiro na mão dos policiais corruptos. Pra ganharem votos, fazem de tudo e como mandam na polícia, a usam para corromper as pessoas e dar fim a quem aparecer no caminho na tentativa de confrontar o “sistema”. Forma-se um ciclo: Quanto mais esses "bandidos" travestidos de polícia dominam uma comunidade, mais oprimem o povo, e quanto mais eles têm o povo na mão, mais fácil vai ser extorquir deles o voto, preciosíssimo para determinados políticos em épocas de eleições. E vira um circulo vicioso: Os políticos precisam dos "bandidos" para ter votos. Os bandidos precisam dos políticos para não ser incomodados. Os bandidos do tráfico precisam da polícia para manter seu comércio. E uns protegem os outros. Por causa desse tal esquema, pessoas inocentes pagam com suas vidas todo dia e a toda hora nas mãos destes bandidos. A população, pessoas ou seres humanos com sentimentos e personalidades são mero detalhe, que se torna desprezível conforme o interesse do alto escalão.

Essa é a manutenção de um sistema de pobreza, violência, insegurança, saúde doentia que é conveniente para que se possa manter o esquema, que enriquece alguns poucos e mantém na lama uma parcela grande da população.

A sociologia nos ajuda a compreender tais fatos diante de tal corrupção, observando que o cidadão, no tocante à política está meio divido. Não sabe realmente o que quer, ou anda descrente em relação a política.

O filme é uma análise crítica da nossa política e de nossos representantes. É um alerta para os que confiam na polícia como seus protetores. É um tapa na cara dos governantes que estão no meio de toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com