TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três homens em conflito

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV/CINEMA

 Avaliação do 2º Bimestre - Cinema

Aluno: Guilherme Henrique Goes Santos R.A. 16135925-6

Nascido em Roma em 1929, Sergio Leone foi um gênio do cinema, desbravador no gênero Oeste Espaguete (Western Spaghett).

No ínicio da década de 1960 iniciou sua carreira como diretor mas só tornou-se conhecido após o sucesso “Por um punhado de dólares” (1964), que deu inicio a trilogia dos dólares que teve como continuidade “Por uns dólares a mais” (1965) e “Três homens em conflito” (1966) tornando conhecido a estrela da trilogia Clint Eastwood.

Após se tornar um diretor mundialmente conhecido, Leone, lançou sua obra mais arrojada, “Era uma Vez no Oeste” (1969) que foi planejado para ser o último do gênero Velho Oeste, porém acabou aceitando idealizar “Quando explode a vingança” (1971).

Continuou na indústria da cinematográfica, mas dessa vez como produtor, retornando a direção somente em 19854, concluindo a segunda trilogia com o brilhante trabalho “Era uma Vez na América” que lhe concedeu o prêmio BAFTA de melhor diretor e também ao Globo de Ouro se tornando referência para grandes diretores como Sam Raima, Robert Rodriguez e Quentin Tarantino.

O filme Três homens e um conflito (II buono, iIbrutto, ilcattivo) é um filme italiano épico, filmado na década de 1960 – terceiro filme da trilogia dos dólares- cujo a história se passa em meio à Guerra de Secessão americana rebelava a União/Norte contra os Confederados/Sul a favor do escravagismo, que fez com que o diretor Leone tivesse domínio para retratar a violência que é característica nas suas produções.

O filme aborda técnicas marcantes como o uso de close-ups e longshot deixando em evidência as trocas de olhares, expressões faciais entre os personagens, fazendo necessária a lentidão para que aconteça o diálogo na trama.

Outra característica importante é a trilha sonora de Enio Morricone que se tornou símbolo das produções de faroeste.

A intenção do diretor foi colocar os três principais personagens em evidência para caracterizar a disputa pelo tesouro escondido em um cemitério de forma explícita na última cena, onde os três formam um triângulo, deixando claro o conflito existente na trama, tornando ainda mais característico o gênero dessa produção.

A década em que o filme foi lançado (1960) a cultura havia sofrido alterações e todo esse moralismo deixou de ser inspiração para a nova geração.

1966 possuía um caráter inflexível por parte do governo americano devido a Guerra fria que acareava os Soviéticos/Socialistas e Capitalistas com a corrida armamentista exercida por ambos governos.

Os jovens ocasionaram uma reviravolta na cultura da sociedade naquela época, inserindo novos costumes e hábitos como exemplo a defensão do direito dos negros e homossexuais e a inserção das drogas como um novo estilo de vida. Um exemplo de evento que destaca bem esse novo jeito de pensar dos joven é o festival de Woodstock realizado em 1969 no estado de Nova York nos Estados Unidos.

Após a Segunda Guerra Mundial o cinema italiano sofreu com limitações nos orçamentos, com isso houve a ausência de equipamentos de iluminação, seleção de atores não profissionais entre outras contenções que faziam as produções parecerem documentários. Esse período é conhecido como Neo Realismo Italiano.

Os enredos de tais obras procuravam retratar dura realidade da vida no país na época. São destaques dessa época: Roma, Cidade Aberta (1945), do diretor Roberto Rosellini;Vítimas da Tormenta (1946) e Ladrões de Bicicleta (1948) de Vittorio de Sica, dentre outros.

Esta época enriqueceu muito estilo cinematográfico local. Entretanto entre o fim da década de 1950 e início da década de 1960, Sergio Leone começa a adentrar na indústria cinematográfica italiana, dando início ao famigerado Faroeste Espaguete (Western Spaghetti), obras italianas que recolocavam em voga o gênero faroeste.

Esse movimento apropria-se de gêneros consagrados fazendo deles uma releitura com tom de provocação e deboche. No caso do gênero Westem Spaghett têm a intenção de quebrar a imagem preconceituosa de índios e negros criando a figura doanti-herói .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com