TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Escola Técnica Vale dos Carajás

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

PARAUAPEBAS/PA

2015


JULIENE DA SILVA LEITE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO APRESENTADO AO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, DA ESCOLA TÉCNICA VALE DOS CARAJÁS, COMO REQUISITO PARCIAL À APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR.

.

                                       Orientador: Diego Sherman

                     

PARAUAPEBAS/PA

2015

Agradecimentos

            O Deus pelo amor incondicional; Sua infinita fidelidade, misericórdia e bondade e pela persistência, com a qual me presenteou; aos meus pais: Aos quais amos e agradeço a Deus todos os dias por ter o privilégio de ser filha deles - por terem me dado tudo: a vida, muito amor, educação, apoio moral, psicológico e, especialmente, financeiro; aos meus irmãos, que sempre acreditaram em mim, apoiaram-me e me incentivaram; pelo carinho que sempre demonstrou ter comigo, pelas palavras de incentivo, compartilhando comigo momentos bons e ruins, pelas suas idéias sempre bem-vindas e. Agradeço também aos meus professores do Técnico em Meio Ambiente, especialmente pela prontidão dispensada nos momentos de tirar dúvidas e porque contribuíram de forma relevante para minha formação profissional e ensinando a mim com suas experiências de vida e seus conselhos e pela sua generosidade e nobreza, pelas contribuições relevantes, especialmente para a formatação deste trabalho de conclusão de curso, e, especialmente pela concepção deste relatório de estágio supervisionado.

Resumo

       Estamos vivenciando uma crise ambiental, onde se torna fundamental que desde cedo as pessoas aprendam a conservar o meio natural em que vivem, para que esse meio seja sustentado para as gerações futuras. Para tanto, acredita-se que a educação ambiental seja a maneira mais eficaz de enfrentar tal crise, visto o poder de transformação da realidade que esta possibilita. Assim como nos demais espaços educativos, a prática da educação ambiental no contexto escolar é bastante importante, pois corresponde um espaço de trabalho fundamental para iluminar o sentido da luta ambiental e fortalecer as bases da formação para a cidadania, procurando contribuir para o processo de construção de uma sociedade sensibilizada, capaz de formar cidadãos que apresentem uma nova visão entre homem e natureza.                                    

 


Sumário

1 INTRODUÇÃO        7

2 OBJETIVOS        9

2.1 OBJETIVOS GERAL        9

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        11

3 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.............................................12

4 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA.......................................................................14

5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................................................................15

6 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.............................................16

7 FICHA DE AVALIAÇÃO TÉCNICA        18 FICHA DE FREQUÊNCIA DO ESTÁGIO        19

9 CARTA DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO        20

10 CONCLUSÃO........................................................................................................21

11 REFERÊNCIAS.....................................................................................................22

12 ANEXOS................................................................................................................24

  1. Introdução

            Os mais graves são os desequilíbrios provocados pelos seres humanos. Como se fossem movidos por forças incontroláveis, os homens, ao longo do século, vêm pouco a pouco destruindo elementos essenciais da biosfera, provocando desequilíbrios que tornam o meio ambiente hostil a qualquer forma de vida. Cabe perguntar quais seriam as maiores ameaças ao planeta. Na era atual talvez sejam: A exploração econômica irracional dos bens naturais, capaz de provocar modificações relevantes em rios, lagos e florestas. Essa exploração tem promovido à destruição de recursos naturais em larga escala, eliminando espécies animais e vegetais em quantidades nunca vistas. A biodiversidade é atingida, e um importante material genético, capaz de conter a cura de inúmeras doenças, é perdido; As mudanças climáticas, causadas pelas excessivas emissões de gases, como o dióxido de carbono, que promovem o efeito estufa; O buraco na camada de ozônio, provocado pelos CFCs, que aumenta a cada ano, O lixo, em suas diferentes formas. Tanto o lixo doméstico quanto o industrial constituem um problema cada vez mais grave, principalmente em razão de seus componentes não recicláveis; O esgotamento das reservas de água doce, que, felizmente, ainda não atingiu proporções catastróficas. Se nada for feito num futuro próximo, esse poderá ser um dos mais sérios problemas que a humanidade enfrentará. A superpopulação. A população mundial cresce 80 milhões de habitantes a cada ano e 90% deste crescimento ocorrem nos países pobres. A superpopulação contribui para aumentar a pobreza, promover o crescimento desordenado das cidades e exigir uma produção cada vez maior de alimentos. Estas seriam as maiores fontes de problemas ambientais, mas não as únicas.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

          Este documento tem como objetivo descrever e avaliar as palestras e visitas técnicas de estágios do relatório supervisionado, fornecendo uma percepção do cenário envolvido. Durante o curso o profissional terá uma formação técnica capaz de desempenhar as seguintes atividades: combater os agentes e as fontes poluidoras do meio ambiente; realizar análises e medições para o controle da qualidade da água e do solo; interpretar resultados analíticos referentes aos padrões de qualidade do solo, do ar, da água e da poluição visual e sonora, propondo medidas mitigadoras; monitorar os sistemas de limpeza pública; identificar, caracterizar e correlacionar os sistemas e ecossistemas, os elementos que os compõem e suas respectivas funções; identificar e caracterizar as grandezas envolvidas nos processos naturais de conservação, utilizando os métodos e sistemas de unidades de medida e ordens de grandeza; identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar); identificar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geológica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (737.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com