TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Negociação - O Aprendiz

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6


1 O OBJETIVO DA TAREFA

        O aprendiz universitário com os participantes Gabriela Gaspari, Rodrigo Solano e Samara Schuch em sua penúltima tarefa que avaliou o desempenho de cada um e garantiu para Samara e Rodrigo as duas vagas para a final. Nessa 14ª prova o trio teria que viajar para a Itália.

        O objetivo seria chegar ao menor tempo possível à fábrica de uma conhecida montadora de carro em Torino. Os estudantes ficariam somente com o passaporte e sem nenhum dinheiro e só poderiam conseguir alguma quantia prestando qualquer tipo de serviço.

2 PERFIL IDEAL DO NEGOCIADOR

        De acordo com Wanderley (1998), o perfil ideal de negociador  significa fazer o dever  de casa e nada apresenta tantos benefícios quanto uma preparação bem feita. Ela consiste em identificar todos os fatores necessários e suficientes para obter êxito e em criar condições prévias para que mais fatores possam ocorrer efetivamente no curso do processo de negociação.

        Saber se comunicar é de grande importância para um bom negociador.

        Nas cenas dos vídeos em que Gabriela Gaspari e Rodrigo Solano estão tentando conseguir dinheiro para comprar as passagens para chegar a Torino, evidenciou-se que a falta de planejamento fez com que a oponente Samara Schuch fosse a primeira a chegar ao destino proposto.

        Uma das características do perfil ideal é a autoestima, que é a valorização, geralmente positiva, que temos de nós mesmos. Preservar uma boa autoestima é imprescindível, pois a falta deste pode vir a afetar a saúde, as relações sociais e a produtividade.

        O participante Rodrigo Solano se encaixa no perfil da autoestima, onde mesmo em meio à incerteza e a dificuldade de expressão mantém a perspicácia de convencer os empresários com o seu projeto, com isso a cena que se encaixa é a que o participante Solano apresenta o seu projeto para uma grande fabricante de automóveis. Visto que no momento em que o mesmo é questionado sobre a escolha de qual projeto ele usaria para a Fiat, Solano enfatiza sobre a copa do Brasil e com muita confiança consegue impressionar o diretor de marketing da Fiat.

        Outra característica para o perfil ideal é a postura e aparência. Este é um dos quesitos muito importantes, pois uma boa postura causa mais seriedade na negociação, porém deve haver muita flexibilidade na ocasião. Ter uma boa comunicação também deve acompanhar a boa postura, pois assim o negociante deixa claro o que está propondo.

        A participante Gabriela Gaspari possui tal perfil, onde a mesma mantém a postura adequada no momento de sua apresentação, sabendo se expressar da melhor maneira possível e assim demonstrando total domínio de seu projeto para o diretor de marketing da Fiat. Tal característica foi observada na cena em que João Dória alega para Gabriela Gaspari e Rodrigo Solano, que devido a participante Gabriela ter feito a sua apresentação em pé, causou mais seriedade, e causando assim mais interesse do assunto para com o projeto da mesma.

3 TIPOS DE NEGOCIAÇÃO

        Na estratégia colaborativa os resultados e relacionamento são igualmente importantes. Há o interesse de gerar ganhos para os dois lados.

        Na estratégia competitiva há um senso de que o que é bom para um é ruim para o outro.

        Na cena em que Gabriela aceitou carona sem prestar serviço, a mesma não teve cautela ao estar diante de uma situação de decisão imediata, onde tinha que seguir regras e um planejamento traçado. Diante disso foi eliminada da tarefa por se deixar levar pelas emoções e o stress da situação, o desespero a deixou sem pensar em como agir para obter um bom resultado.

        No caso da Gabriela, sua decisão desesperada, causou constrangimentos e muitos arrependimentos.

4 DEFINIÇÃO DO MINIMAX

 

        Outro ponto importante a ser planejado é a definicão do “minimax”, ou seja, o mínimo-máximo. Ao planejar a negociação devem-se definir quatro questões básicas:

  1. Qual o mínimo que está disposto a aceitar na negociação?
  2. Qual o máximo que pode esperar obter dentro de limites razoáveis?
  3. Qual é o máximo que pode conceder?
  4. Qual é o mínimo que pode oferecer em troca, dentro de limites?

O minimax fixa parâmetros para a estratégia da negociação.

        Rodrigo Solano e Samara Schuch tinham o mesmo objetivo que era chegar ao menor tempo possível à fábrica em Torino. Teriam que ganhar dinheiro para as passagens e diante disso estavam dispostos a realizar qualquer tipo de trabalho para completar a prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com