TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico em Administração

Por:   •  30/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Técnico em Administração

Aluna: Andressa Nunes da Silva

Polo: São Gonçalo do Sapucaí

Resenha aula 03

O planejamento estratégico é uma ferramenta competitiva muito importante no dia a dia das pessoas e das organizações, planejar estrategicamente é o ato de se preparar no presente para possíveis situações futuras, podendo estas ocorrerem em curto, médio ou longo prazo. Analisando o mundo dos negócios, esta ferramenta em conjunto com outras de igual importância, são essenciais para um bom desempenho dentro do mercado, visto que, estas se desenvolvem com a existência de mudanças e situações inusitadas em todo o seu cotidiano.

O planejamento estratégico deve ser elaborado pela alta gestão, visto que, esta ferramenta é utilizada para a o processo de tomada de decisão organizacional, englobando assim todas as áreas organizacionais.

O planejamento estratégico está integrado nas quatro funções administrativas. Através do planejamento estratégico são definidas ações a serem seguidas pelo corpo organizacional, para que este processo seja possível é necessário que haja a definição de objetivos, definição da missão e visão organizacional, elaboração, implementação e manutenção de estratégias sempre que necessário e também o gerenciamento e controle dos processos para a verificação dos resultados. A utilização, implementação e a manutenção adequada do planejamento estratégico dentro das organizações podem elevar os padrões de desempenho tornando-os mais eficientes, eficazes e efetivos.

Para se elaborar um planejamento efetivo é necessário que seja realizado definição de objetivos, ou seja, é necessário que seja feito uma análise dos envolvidos de onde a empresa se encontra e aonde a mesma deseja chegar. Após a definição dos objetivos os responsáveis deverão verificar o que será necessário para que seja possível o cumprimento das metas e objetivos que foram traçados na definição dos objetivos. Finalizado o processo de decisão é necessário documentar tudo o que foi estruturado nas etapas anteriores para que seja possível dar início às ações necessárias para o funcionamento e sucesso organizacional.

No ambiente organizacional ocorre a divisão de níveis estratégicos, sendo conhecidos como nível institucional (responsável por tomar decisões que englobam toda a organização), nível intermediário (nível tático organizacional responsável por ser o elo entre o nível estratégico e operacional) e o nível operacional.

Através do planejamento é que são definidas as bases que a organização terá no mundo dos negócios e na sociedade. Como base organizacional podemos citar a missão organizacional, sendo a definição do papel que a empresa terá para com o seu público na sociedade, a visão organizacional que é a visão futura de onde a empresa almeja chegar e alcançar no mercado, o negócio organizacional que nada mais é que a área que a empresa irá atuar na prestação de produtos e serviços, e os valores organizacionais que são as crenças, os conceitos éticos, os padrões e princípios que irão definir a cultura organizacional, que será como um manual que toda a organização deverá seguir em sua trajetória para o cumprimento dos objetivos organizacionais anteriormente definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com