TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA OUTRA FACE DOS METADADOS. INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL

Por:   •  30/11/2021  •  Artigo  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense

GCI - Departamento de Ciência da Informação

Disciplina: Tecnologias da Informação – 2020-1

1 Avaliação em Grupo

Membros do grupo

Aluno: Monique Trannin

Aluno: Érika Maria A. Pessanha

Instrução: Este trabalho poderá ser realizado por equipes de até três (3) alunos. Recomenda-se a utilização dos recursos colaborativos na nuvem, disponibilizados pela plataforma Google Drive. No caso da resolução em equipe, no momento da entrega, apenas um aluno da equipe deverá disponibilizar o documento com as respostas, devendo os demais membros da equipe apenas marcar a tarefa como concluída. Ressalta-se, fortemente, que o documento enviado por um dos alunos, em nome da equipe, contendo as respostas, deve conter os nomes de todos os membros da equipe. Valor 20 pts

Questões a respeito do artigo "UMA OUTRA FACE DOS METADADOS: INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL".

1) Segundo o autor, As ameaças que cercam os objetos digitais são engendradas pela sua própria condição física. Por que isso ocorre? (5 pts)





R:Porque os objetos digitais não estão em formatos físicos como papiros egípicios e pergaminhos romanos. Além disso, para manter o acesso ao conteúdo e às funções de um objeto digital, é necessário mater o software compatível para o objeto.
Outro problema importante com objetos digitais é que eles são muito suscetíveis a mudanças (intencionalmente ou não) e peça fragilidade da mídia, sua degradação gradativa levará a perdas de partes ou todas as informações.








2) O autor afirma a respeito de objetos analógicos como “uma carta ou de um livro impresso, em que a leitura e a interpretação são ações diretas e sem intermediação”. Como fica, para os objetos digitais, essa questão da intermediação descrita no trecho acima?  (5 pts)

R: Em um ambiente entre o objeto digital e seu usuário é necesário uma tecnologia complexa e específica composta por camadas de software( sistema operacional,programas aplicativos, etc.), harware, tecnologia de rede e equipamentos especiais.
Segundo LAVOIE e GARTNER (2005) , não basta manter apenas os objetos digitais: a forma como os objetos são apresentados e utilizados também deve ser preservada.


















3)  No artigo, o autor ressalta que “uma característica crítica dos objetos digitais é que eles são altamente suscetíveis a alterações (intencionais ou não) e à fragilidade das mídias. Essa transitoriedade dos objetos digitais impõe, segundo o autor, uma necessidade essencial. Qual é essa necessidade? (5 pts)


R: Segundo o autor, é necessário que os documentos sejam acompanhados de algumas características como sua história e as alterações, ou seja a manutenção de uma cadeia de custódia ininterrúpida , registrando todos os acessos , alterações e “caminhos” que esse documento percorreu desde sua fase corrente até a permanente.












...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com