TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Pesquisa Ciêntífica

Por:   •  29/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Pesquisa científica e tipos de pesquisa.

A pesquisa científica consiste em um processo de investigação onde se encontra respostas para tais problemas ou questões.

Para não ficar perdido ao começar uma pesquisa científica precisa de planejamento. Sendo assim é necessário saber suas classificações e tipos de pesquisa. Para ajudar existem procedimentos, o significa, a maneira de agir, proceder, fazer, ter técnica, processo ou método. Então:

- Do ponto de vista da sua natureza é aquilo que compõe a substância do ser ou essência da pesquisa. EX.: pura e aplicada.

- Temos a abordagem que trata o pondo de vista da questão. EX.: quantitativa e qualitativa.

- Quanto aos objetivos é o que propósito ou seu fim. EX.: exploratória, descritiva e explicativa.

- Os principais tipos de pesquisas são: bibliográfica, documental, campo, histórica, comparada, estudo de caso, etc...

Desse modo é possível lograr êxito em sua pesquisa científica.

2 - Problema científico: critérios para delimitação do tema.

Problema científico é formulado a partir de uma dúvida de uma questão inserida dentro de determinado campo de conhecimento científico, investigado com o método e as técnicas da ciência e que tem, como objetivo primário o aumento do conhecimento.

O problema mais comum ao elaborar uma pesquisa científica é simplesmente COMEÇAR, parece até irônico, mas não é. Com isso devemos adotar critérios de delimitação do tema, vejamos alguns exemplos:

- Critério espacial, temporal e a população a ser estudada.

Diante desses critérios define então o nosso campo de observação, visando elaborar um projeto sobre um tema consistente e preciso.

3 - Pesquisa bibliográfica:objeto de pesquisa e fontes bibliográficas.

A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico, influencia em todas as etapas de uma pesquisa e dar embasamento teórico no trabalho.

O objeto de pesquisa é uma etapa na qual o pesquisador irá decidir e delimitar o que deseja estudar. Para começar, é essencial que realize uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionada a pesquisa.

Fontes bibliográficas é um conjunto de elementos de uma obra escrita sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou anônimos. EX.: Livros, revistas, autor, editora, local de publicação, etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com