TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Mundo do Trabalho em Turismo

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Mundo do Trabalho em Turismo  

Curso: Turismo

Professor: Guilherme Buchmann

Nome do estudante: Rafaela Amorim

Data: 28/05/2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1) Leia atentamente o seguinte texto referente à formação da Identidade Organizacional de uma empresa.  

Identidade Organizacional 

[...] as organizações e seus grupos são categorias sociais e, portanto, existe em seus membros a percepção de que são membros dela. De forma significativa, portanto, as organizações existem na mente de seus membros e a identidade organizacional é parte da identidade individual deles. As necessidades e comportamentos são coletivos e a ação dos membros da organização é influenciada por suas autoimagens organizacionais (Brown, 1997). A identidade organizacional compreende o processo, atividade e acontecimento por meio dos quais a organização se torna específica na mente de seus integrantes (Scott e Lane, 2000). Esse processo compreende as crenças partilhadas pelos membros da organização sobre o que é central, o que a distingue e é duradouro na organização (Albert e Whetten apud Whetten e Godfrey, 1998). Ele se constrói, dia após dia, quando o indivíduo vai internalizando a crença de que a organização na qual está inserido é a mesma que era ontem, simbolizando a sua existência temporal [...]. (MACHADO, 2003, p. 60-61).

MACHADO, Hilka Vier. A identidade e o Contexto Organizacional: Perspectivas de Análise. RAC. Edição especial. 2003.  Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rac/v7nspe/v7nespa04.pdf>. Acesso em: 06 Fev. 2017.

A partir das ideias principais do texto apresentado e de nossos estudos, identifique e explique, em um texto de no mínimo 10 linhas, como a identidade de uma empresa turística poderá exercer influência na decisão de compra de um produto/serviço por cliente final.  (6,0 pontos).

Utilize exemplos positivos e negativos, a partir de empresas turísticas que representam exemplos de sucesso e fracasso:

Indicações de consultas:

  • Caso Varig: <https://www.youtube.com/watch?v=YPnONl43BKA>
  • 4 lições da CVC para ter um negócio de sucesso: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-licoes-da-cvc-para-ter-um-negocio-de-sucesso

  • SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NO RAMO HOTELEIRO:

R: A identidade de uma empresa turística poderá exercer influência na decisão de compra com sua autoimagem organizacional. Quando a empresa turística se torna positivamente específica na mente de seu cliente final, ela automaticamente influencia o mesmo a comprar os seus produtos e adquirir seus serviços. A partir do momento em que as pessoas se identificam com a empresa turística e veem a chance de realizar seus desejos pessoais da melhor forma, isso influencia diretamente em suas decisões.

Um exemplo de fracasso dentre as empresas turísticas é o caso da Varig, que no passado foi um grande símbolo da aviação brasileira e por má administração e fraudes foi levada à falência, deixando os membros (funcionários) da empresa prejudicados. Por outro lado, a agência de viagens CVC é um exemplo de sucesso, pois criou e manteve seu diferencial, se destacando pelos serviços oferecidos e pela forma que oferecia. A empresa se sobressaiu ao procurar a melhor opção para que os clientes podessem realizar seus desejos pessoais. A empresa criou uma identidade diferenciada no meio turístico e se destaca até hoje por estar sempre se reinventando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (334.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com