TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Universidade No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  690 Visualizações

Atividade

1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.

R. Esse processo iniciou-se após 1930, em plena era Vargas, com o agrupamento de algumas faculdades, sendo que no mesmo ano surgem , as universidades de MG e SP com a proposta de superar esse modelo de agrupamento.

2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?

R. A universidade deve proporcionar o conhecimento bem como a pesquisa e a extensão, que trará novos saberes, possibilitando a quem estuda nela uma maior compreensão e análise de contextos desenvolvendo habilidades como: refletir criticamente, detectar contradições, argumentar e demonstrar, entre outras.

3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.

R. IES, destinadas à formação técnicoprofissional dos estudantes, corpo docente majoritariamente sem qualificação para a produção de conhecimento, com dedicação exclusiva às atividades de ensino.

IES, voltadas à formação de profissionais pesquisadores, docentes em regime de tempo integral e qualificados para a produção científica, estrutura acadêmica integrada em torno de projetos,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com