TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade X Faculdade

Monografias: Universidade X Faculdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade e universidade são bastante distintas. Veja por que.

Para uma instituição ser reconhecida como universidade é necessário que ela oferte cursos de mestrado e doutorado, sendo que na graduação pelo menos um terço do corpo docente deve ser composto por mestres ou doutores. Para facilitar, uma universidade pode congregar várias faculdades.

Cada faculdade tem seu(s) curso(s) e é especializada em uma área. Existem diferentes áreas de conhecimento, como ciências sociais aplicadas, ciências tecnológicas, ciências humanas, etc. Cada uma dessas áreas forma uma faculdade diferente. A universidade é mais do que a união de diversas faculdades é o espaço para a produção e disseminação do conhecimento por meio da pesquisa, ensino e extensão.

Além disso, a universidade oferece programas de iniciação científica, que dão chance aos alunos da graduação de escrever artigos científicos junto a um professor orientador que tenha títulos de mestrado ou doutorado.

Universidade é uma instituição que possui centro de pesquisa além de abrigar um grupo de faculdades, por exemplo, na Universidade de São Paulo (USP) possui várias faculdades como a Faculdade de Medicina, faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Escola de Comunicação e Artes, enfim, várias faculdades que fazem parte da universidade.

Então, quando você for falar que vai prestar vestibular para algum curso, você dirá: “vou prestar vestibular para medicina na universidade de São Paulo”.A faculdade será a escola onde você vai estudar dentro da instituição.

Mas vale dizer que há também as instituições que só são apenas faculdade, por exemplo, aquelas que não possuem várias faculdades reunidas, como a Faculdade Cásper líbero, que é uma faculdade de comunicação, não possuindo outros cursos sem estar ligado a comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com