TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Da Tecnologia Na Gestão Educacional

Dissertações: Uso Da Tecnologia Na Gestão Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

Uso da tecnologia na gestão educacional

Tatiana Alves Moraes Freitas

Resumo:

Este artigo aborda a importância da gestão educacional na atualidade, tendo o gestor como facilitador da apropriação das tecnologias da informação da comunicação (TICs) por parte dos membros envolvidos em um processo multidisciplinar de construção de conhecimento, onde as novas tecnologias passam a ser uma ferramenta didática fundamental no ensino Fundamental. Discute-se como as novas tecnologias utilizadas pelos docentes, com o apoio da direção da instituição podem auxiliar no ensino-aprendizagem numa região com alunos com dificuldades cognitivas por falta de uma educação de base eficiente.

Palavras-chave: Gestão Educacional, Tecnologia da Informação e comunicação.

Abstract:

This article discusses the importance of management education today, and the manager as facilitator of ownership of the communication (ICT) technologies for information of the members involved in a multidisciplinary process of knowledge construction, where new technologies become a tool fundamental instruction in elementary school. It discusses how new technologies used by teachers, with the support of the leadership of the institution can assist in the teaching-learning in a region with students with cognitive difficulties due to lack of education of efficient basis.

Keywords: Educational Management, Information Technology and Communication.

INTRODUÇÃO

A gestão educacional na atualidade envolve prioritariamente pessoas, mas as Tecnologias de Informação e Comunicação podem atuar como facilitadores dos processos nas escolas e do entendimento pelo aluno por serem fontes ricas de informação uma vez que segundo [1] Cortella (2001) “a qualidade na Educação passa, necessariamente, pela quantidade”. A tecnologia tem o poder de atrair a atenção de jovens e, ao mesmo tempo, de apresentar-se como um monstro para alguns educadores. Esse olhar deve ser mudado com a ajuda dos gestores educacionais. Diante disto a problemática deste trabalho está em como gestão educacional e docentes utilizando as novas tecnologias podem auxiliar no ensino-aprendizagem numa região com alunos com dificuldades cognitivas por falta de uma educação de base eficiente.

Os objetivos traçados foram verificar a importância da gestão da faculdade instalando e realizando a manutenção de novos equipamentos; a utilização e quais tecnologias são utilizadas pelo corpo docente e os resultados verificados pelos docentes.

O trabalho pedagógico coletivo tem sido o foco na educação multidisciplinar efetiva. O envolvimento de professores, alunos, funcionários, direção, pais e comunidade é muito importante para a formação de uma escola geradora de autonomia, que segundo [2] Bruno (1998) deve estar mais adequado aos interesses de seus organizadores e que deve ser um espaço para atuação do

Não se pode conceber vida moderna sem o uso de tecnologia. Ela está

presente em nosso dia a dia e pode ser grande aliada, tanto no trabalho quanto nos estudos, nos auxiliando a organizar rotinas e processos, promovendo acesso e disseminação de informações.

Na Educação, a tecnologia é ferramenta que, quando bem utilizada pelo professor, produz excelentes resultados. Ela auxilia no planejamento de aulas mais dinâmicas, na aplicação de exercícios práticos, tanto em sala de aula quanto fora dela, na ampliação do conhecimento de mundo e na geração de autonomia por parte dos alunos.

O gestor escolar moderno tem a função de estimular o uso da tecnologia em sua escola, de estender essa prática aos atos administrativos e pedagógicos e de ampliar seu alcance em benefício da comunidade onde a escola esta inserida. No entanto, para [3] Lima (2007):

“a criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente”.

Não há como promover mudanças sem o envolvimento e a sedução de todos os participantes em prol do estabelecimento de uma cultura de colaboração. Não há como promover a colaboração sem o diálogo e a troca de experiências entre professores, funcionários, pais, alunos, gestores e comunidade.

A gestão para o uso de tecnologias visa a disseminação de informações, considerando a escola como um sistema, um organismo vivo que aprende e que ensina, que muda à medida que passa por conflitos, toma decisões e adquire novos conhecimentos. Para [3,4] Lima (2007) pode-se dizer que a:

“apropriação da tecnologia pelas escolas é um processo de aprendizagem organizacional caracterizado pela solução que seus atores dão a conflitos múltiplos. O conhecimento tecnológico deve caminhar paralelamente à decisão do coletivo em utilizar os recursos à disposição”.

Cabe ao gestor escolar permitir e potencializar o processo de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs por parte de todos os membros do processo educativo, possibilitando, conforme ressalta [5] Almeida e Rubin (2004):

“a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola”.

Só assim há uma relação profunda com o saber, que provoca mudanças na forma de atuação daqueles que participam da rede colaborativa então estabelecida.

Entretanto, fazer com que as TICs sejam incorporadas na atuação de todos requer um trabalho intenso de conscientização sobre sua importância, a começar pelo próprio gestor, que pode utilizá-la no controle e organização dos atos administrativos e pedagógicos, obtendo subsídios para a tomada de decisões, pois tem acesso fácil e amplo às informações. A inserção das tecnologias na escola pode gerar resistência e rejeições quando mal trabalhada, mas também pode provocar mudanças benéficas se for feita de maneira a envolver e motivar a todos para a sua utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com