TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de tecnologia em organizações

Projeto de pesquisa: Uso de tecnologia em organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A tecnologia já faz parte de nossas vidas cotidianas, pessoal e empresarial, e que por menor que seja uma organização, a utilização de meios tecnológicos já esta implícito no ambiente. Porém, a busca por líderes com habilidades de trabalhar junto com a equipe é uma nova perspectiva de mudanças no mundo organizacional. Desta forma tentarei demonstrar que este novo conceito de desenvolvimento poderá se tornar a chave para o sucesso de um Hipermercado.

SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................................... Pag. 4

A utilização da tecnologia dentro das organizações ...................................................... Pág. 4

O gerenciamento deste novo comportamento ............................................................... Pág. 5

A liderança fazendo diferença ........................................................................................ Pág. 7

Conclusão ....................................................................................................................... Pág. 8

Referências bibliográficas ............................................................................................... Pág. 8

INTRODUÇÃO

A chave para um desempenho, é uma gestão melhor e não somente mais tecnologia.

Há dez anos atrás, quando toda parte de tecnologia, de informação e componentes estava em seu auge, dificilmente colocaríamos este assunto em pauta; porém hoje, apesar da tecnologia já ser parte da vida organizacional, conseguimos novamente voltar nosso foco para quem de fato faz a diferença, Nós!, pessoas capazes de erguer ou derrubar um projeto, um departamento e até mesmo toda uma empresa.

Por este motivo, temos visto a grande preocupação das organizações com: qualidade de vida dentro da empresa, retenção de talentos, investimentos em treinamentos e outros tantos benefícios; porém que só são possíveis com gestores e líderes engajados neste ideal e mais que isso, capazes de serem referência e exemplo para sua equipe.

A gestão melhor, faz diferença dentro e fora das organizações e tem sido armas poderosas em corporações comprometidas com seu sucesso e seu futuro.

A utilização da tecnologia dentro das organizações

A absorção de tecnologias pelas empresas é um processo antigo que veio se aprimorando e atingiu seu ápice com a era da internet; tudo ficou muito dinâmico e rápido e com a falta de tempo cada vez maior devido a avalanche de informações que temos que tratar diariamente, o lado humano foi ficando cada vez mais esquecido.

Podemos tratar por tecnologia, o conhecimento técnico e cientifico aplicado em ferramenta ou processo para resolução de um problema (fonte: Wikipedia); portanto é indiscutível sua brutal contribuição em todos os negócios gerenciais existentes hoje.

Com a era da tecnologia da informação foram produzidos mais dados de 30 anos para cá do que em 5 mil anos, (MacDaniel/Gitman, 2010), desta forma, quanto maior a produção de informação maior a necessidade de controle e segurança, chegando assim no que conhecemos hoje por empresas com tecnologias de ponta.

Analisando neste sentido, poderíamos até chegar facilmente à conclusão de que a tecnologia sendo ela de informação ou de equipamentos, é o primordial para obtenção de melhores resultados e o fator diferencial na concorrência acirrada entre os mercados, contudo as eras são cíclicas e hoje cada vez mais o diferencial para conquista de novos patamares esta voltando a ser o contato empático, físico ou virtual entre as pessoas, que a tecnologia havia distanciado dentro das corporações.

Como cumprimento da primeira etapa, vou expor desta forma minha estrutura organizacional para um Hipermercado, conforme segue:

- Presidência;

- Diretorias (2): Financeira (1), Administrativa (1);

- Gerências (6): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1);

Padaria (1); Linha Branca/Marrom (1); Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).

- Total de colaboradores: 163 no total => Financeira (5); Administrativa (5) e

Operações (153);

Operações - Total de Colaboradores => Mercearia (15); Hortifrutícola (15);

Padaria (20); Linha Branca/Marrom (30); Secos e Molhados (20); Açougue (20) e Peixaria (15) e Segurança (20)

Como é citado que o custo do Hipermercado está alto, o ideal primeiramente é reduzir áreas e funções não estratégicas, afim de equacionar o custo fixo primeiramente, afim de que uma expansão futura seja mais estruturada.

O gerenciamento deste novo comportamento

O segundo plano consiste em capacitar e desenvolver os Diretores e Gerentes. Nesta nova fase das organizações, onde o fator humano esta voltando a ser diferencial na conquista de novos mercados, a preocupação com o bem-estar, o desenvolvimento e valorização de ideias de todos os funcionários da empresa, vem se destacando e ganhando cada vez mais força nesta nova perspectiva de empresa moderna.

É verdade que para isso as empresas precisam mudar a forma de pensar, organizar e dirigir, olhando para o todo da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com