TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores E Atitudes No Comportamento Individual De Trabalho

Trabalho Universitário: Valores E Atitudes No Comportamento Individual De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Valores e atitudes no comportamento individual de trabalho

O objetivo desta aula é fornecer ao estudante conhecimentos teóricos sobre os conceitos e sobre os valores e atitudes, demonstrando como estes conceitos são fatores explicativos do comportamento individual, sobretudo do comportamento decisório, e indicando maneiras de avaliar e de classificar os sistemas de valores de cada indivíduo, reconhecendo esse aspecto humano como um componente importante da personalidade humana.

1.1 Introdução

Os motivos do estudo dos valores e atitudes como tema da disciplina se deve ao fato de que valores e atitudes interferem de forma significativa no comportamento das pessoas dentro da organização.

O tema merece atenção pelo fato de que a organização pode tentar administrar as atitudes dos indivíduos. Há também o fato de que os valores são as causas explicativas importantes das atitudes e servem de importantes previsores na identificação do perfil de motivações do indivíduo, incluindo o seu interesse pelo trabalho. Com o conhecimento do perfil dos valores individuais dos funcionários, a empresa saberá como parte das motivações para o trabalho funciona nesses indivíduos.

1.2 Valores: conceitos básicos

Valores, de acordo com DuBrin (2003,p.65) referem-se a alguma ideia, o princípio moral considerando importante a ponto de servir como uma referência, como uma orientação para agir. Os valores estariam ligados às crenças pessoais duradouras sobre o modo de conduta considerado melhor para se enfrentar determinada situação social.

Robbins e outros (2010, p.138) consideram que valores individuais sejam sinônimos de convicções básicas do indivíduo sobre os modelos de condutas considerados mais válidos para orientar sua vida. Os valores envolvem opções de escolhas sobre situações de vida que oferecem várias alternativas. Os valores orientam o indivíduo sobre suas escolhas a respeito da vida que desejam seguir, ou que consideram mais correta e adequada. Cada indivíduo possui em sua personalidade um conjunto de valores que prioriza em sua vida. Esses valores são classificados pela personalidade numa hierarquia de importância, que servirá de guia para enfrentar problemas geradores de dilemas e decidir sobre situações de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com