TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Liquida

Pesquisas Acadêmicas: Vida Liquida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

Ética¬ – Uma primeira conversa (Roger-Pol Droit)

1. A origem da palavra “ética” é o termo éthos, do grego, que tem como significado, habitat, ou seja, a ética estaria relacionada ao modo de vida das pessoas. Pode-se também traduzir como “comportamento”, portanto, novamente aponta à forma de vivência das pessoas, algo que é livre de julgamentos, não havendo bom ou mau, assim como se faz ao observar o comportamento dos animais na natureza.

2. De um modo geral, a moral seria aquilo construído ao longo de um tempo, por uma família, religião, etc. Enquanto a ética seria aquilo em construção para compreender as questões contemporâneas e agir da melhor maneira possível. Um exemplo

Em nossa sociedade capitalista que valoriza a posse dos bens materiais e do lucro em detrimento dos valores morais, o que vale é não quebrar o código de ética estabelecido. Assim, quando um deputado, senador, prefeito ou vereador aumenta o seu salário em 300% argumenta sem constrangimento que a “legislação nos permite essa manobra”, colocando a culpa num regimento, estará sendo ético, mas, imoral ao mesmo tempo.

3. Não, por que ela tem o caráter reflexivo, pois a ética não é simplesmente um rol do que é permitido e do que é proibido e não é função da ética estabelecer regras sobre o modo como devemos agir, mesmo assim a ética com seu caráter reflexivo com certeza vão interferir em uma ação.

4. Na prática, cada caso deve ser analisado separadamente, levando em conta as pessoas envolvidas, seus históricos, familiares, situação econômica, etc.

5. 1ª perspectiva: Considera que os valores morais existem por si só, dizem que eles foram criados pelos seres humanos, independente de nossa vontade, esses valores restituem o mundo que lhes é próprio, é uma espécie de universo paralelo é (essa é a perspectiva platônica, mundo das ideias, mundo das ideias do bem e do mal, do certo e o errado, por fim é o mundo das essências). Nessa primeira perspectiva cabe também a visão teológica: "Deus criou o mundo, criou os homens, e determinaram quais são as leis que devem ser seguidas, e também determinou o que é o certo e o que é errado, quais são os princípios. E se você age de acordo com as leis de Deus você vai ter uma determinada recepção e do contrário você pode não ser recepcionado de bom grado". Nos dois casos seriam normas mais estáveis, mais variáveis.

A 2ª perspectiva: Os valores morais não residem em uma realidade diferente da nossa, eles não se encontram no além-mundo no nível superior, num lugar celeste qualquer. Eles fazem parte da realidade terrestre, habitam o nosso mundo e esses valores provem das realidades naturais, das realidades humanas. E não necessariamente de uma ordem divina. Uma boa ilustração dessa atitude encontra-se nas ideias de que a ética vem da natureza. É uma visão que não está fundada no transcendente, pois ela é desse mundo, mas o nosso mundo está fundado na natureza, o homem é um ser de uma natureza

3º perspectiva: É totalmente diferente das outras, pois ela consiste em dizer que rigorosamente nenhuma regra, nenhuma norma, nenhuma ética existem por si só, mesmo que sejam divinas ou terrestres. A resposta dessa vez, é que os seres humanos de cada sociedade, de cada época, de cada cultura criam suas normas e seus valores morais. Somos nós e apenas nós que forjamos o sentido para uma realidade por si mesma insensata, ou seja, a terceira perspectiva (de onde vem à ética) não vem do além, não vem de uma natureza que nos supera, vem dos próprios homens, ela vai variar historicamente, socialmente, também vai variar de uma classe social para a outra e atualmente vai variar nos mais diversos grupos sociais. Os valores são criações da própria realidade humana a partir de suas circunstâncias concretas, históricas e materiais.

6. O projeto humano é o de buscar felicidade, buscar harmonia, o homem quer saber como deve agir, pois se o homem age de maneira “tal” isso traz “tal” felicidade, mas é claro que a felicidade para uma pessoa não é a mesma felicidade para outra. Ou seja, a relação entre ética e felicidade é que o homem ao se preocupar em saber como ele deve se comportar, buscando sustâncias, ele procura uma virtude de felicidade.

7. A diferenciação não é unanime vários filósofos acham que não existe diferença entre ética e moral. Porém de acordo com o texto: “Introdução à Moral”. A moral tem a ver com a ação, ou seja, tem a ver com os valores que orientam o nosso agir, refere mais ao comportamento pessoal, e ético tem a ver com a reflexão, ou seja, tem o caráter mais reflexivo, ao lado pessoal e profissional, por exemplo, para a ética, um médico não pode comentar qualquer assunto de pacientes seus a qualquer pessoa, mesmo que seja da própria família sua, ou seja, a do médico, já para a moral, são os atos contraditórios aos bons e costumes da sociedade, por exemplo, é anormal um índio andar seminu numa cidade urbana, porém ele convive esse comportamento normalmente em sua tribo.

8. Hoje nós vivemos momentos de crise e de valores.

1º princípio: São a história do século XX, as guerras, ou seja, é um princípio histórico, segue um exemplo: A partir da Segunda Guerra, que terminou em Maio de 1945 a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que é de Dezembro de 1948, vem para evitar que aconteçam todas as atrocidades da Segunda Guerra, por exemplo: os campos de concentração, as experiências que a medicina nazista fazia com os judeus (a ponto de abrir a barriga de uma mulher grávida) e não permitir os doentes mentais de viver.

2º princípio: É das descobertas científicas. A expansão da duplicação de todas as de descobertas científicas. Temos novas questões, novas possibilidades, nos mais diversos campos.

3º princípio: A complexidade crescente das sociedades contemporâneas, ou seja, é dos negócios, da mídia, do esporte.

4º princípio: É relacionado com as técnicas médicas, com a questão da medicina relacionadas a favor da vida. A bioética, a dependência tecnológica e as crenças religiosas. Nem tudo que é possível deve ser feito necessariamente.

Morte da moral ou ressureição dos valores: que ética para hoje? (Lipovetsky)

9. A primeira era da moral é teológica, que é aquela que vai até o final da idade média com a igreja católica, em que os valores dependem de uma revelação, geralmente relacionados com uma religião.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com