TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência

Projeto de pesquisa: Violência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

VIOLÊNCIA

Porto Velho

2011

adriana regina cordeiro

KATIANE DE ALMEIDA ROCHA CAVALCANTE

MARIA RISOMAR DE FREITAS FRANÇA

MARISANGELA BENINCA MAZIOLI CONDAQUE

RAIMUNDA BORGES DA SILVA

SANDRA CRISTINA OLIVEIRA COELHO ROCHA

VIOLÊNCIA

Trabalho apresentado a disciplina de Oficina de Formação – Questão Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof(a): Daniela Sikorski

Porto Velho

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 VIOLENCIA 4

2.1. LEVANTAMENTO DE DADOS 4

2.1.1. A CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA 4

2.1.1.1. TIPOS DE VIOLÊNCIA 4

2.1.1.2. A VIOLÊNCIA EM NOSSO MUNICIPIO 6

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERENCIAS 8

INTRODUÇÃO

Um dos problemas mais complicados e difíceis de solução é a violência, que aparece em todos os sentidos, cujos estudiosos do assunto não encontraram maneiras para solucioná-lo, ou pelo menos diminuí-lo, quer seja dentro no lar, no trabalho, nas ruas, ou em qualquer lugar onde estivessem seres humanos interagindo. A violência se apresenta não somente no relacionamento entre as pessoas de pensamentos contrários, também dos seres humanos com respeito aos

animais, às plantas, bem como das pessoas para consigo mesmas, e algumas outras formas mais, que não se imagina como se processa.

Neste sentido, pretende-se neste pequeno trabalho mostrar a origem desta questão, desde quando temos noticias desta problemática, conceituá-la, e apresentar a questão em nosso município.

VIOLÊNCIA

2.1 LEVANTAMENTOS DE DADOS

Até hoje não existe exatidão de como surgiu, mas sabemos que até Jesus foi vitima da violência humana, a bíblia relata inúmeras lutas e guerras travadas pela buscar do poder religioso e da supremacia sobre os povos e nações. No decorrer da historia da humanidade todos os que decidiram lutar pela paz e por um mundo melhor sofreu violência dentre eles podemos citar Marcus Luter Qing, Gandy, Chico Mendes. A revolução armamentista do mundo capitalista, os holocaustos sofridos pelos Judeus e pelos negros, as duas guerras mundiais, as colonizações, explorações e cruzadas. A violência é um marco na historia.

* 2.1.1. A CONTEXTUALIZAÇÃO A VIOLÊNCIA

Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Ela invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida do outro. Ou seja, é o uso excessivo de força além do necessário ou esperado.

Identificar a violência física é fácil. De um tapa, a um espancamento a agressão é nítida. O restante é mais complicado de se

notar, mesmo quando se tem a informação.

Não existem no momento estudos conclusivos sobre a violência no Brasil. Nem o assunto deixa de ser pouco complexo. Ele é realmente muito complexo e existem inúmeras explicações Desde as causa da violência até as soluções possíveis de serem implementadas.

A violência é considerada milenar, pois existe na Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.

TIPOS DE VIOLÊNCIA

* Violência cultural

* Violência contra a mulher

* Violência infantil

* Violência Espontânea x Institucional

A violência pode ser:

* Violência física

* Violência psicológica

* Violência sexual

* Violência verbal

Violência Espontânea: É constituída de pequenos atos e provocações e as vezes causa vergonha e arrependimento quase que imediatamente após cessar.

Institucional: è trabalhada e cuidadosamente adaptada a situação é empregada por grupos sociais de maneira sancionada, ou pelo menos é tolerada sem grandes problemas. Usa-se de propaganda para vender uma suposta naturalidade, visando maior aceitação. Ela é típica de guerras, pois nenhuma guerra se sustenta sem a aceitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com