TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Nas Escolas

Trabalho Escolar: Violência Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Acadêmicos:

Professor-Tutor Externo –

RESUMO

Os transtornos ocorridos nos dias de hoje na sociedade em geral tem trazido grandes mudanças a nossos jovens e crianças. O consumo exagerado, as dificuldades financeira, a ditadura da beleza, a falta de oportunidades no meio educacional e ate mesmo no mercado de trabalho tem levado ao aumento da insegurança. A violência na escola vem como reflexo dessa sociedade desfigurada e apreensiva. A escola deve ser um modelo no combate a essa realidade, desenvolvendo o dialogo e procurando meios práticos e rápidos para diminuir o crescimento da intolerância e dos abusos físicos e psicológicos. Professores, pais, governo e sociedade em geral devem se unir e assumirem uma postura firme, não aceitando praticas agressivas que tanto faz mal a indivíduos em formação como são nossos jovens e crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Violência, Escola, Bullying.

1 INTRODUÇÃO

Dentro de uma sociedade conturbada que vivemos que nos deparamos com problemas intrigantes como a violência tomando parte em nossas escolas. Ambiente saudável de harmonia e paz, base do conhecimento, lugar confortável e de conquistar e fazer amigos: não se condiz nada com a realidade demonstrada pela escola moderna. Mas se é nesse lugar cheio de esperanças que queremos desfrutar e trabalhar enquanto professores ou estudar como alunos, cabe a nós o compromisso de melhorarmos o ambiente escolar, a sociedade em geral e reavivar nosso caráter se preciso para atingirmos esse objetivo. Desde que se uniram e reuniram pessoas pela primeira vez no mundo houve problemas de convivência e socialização. A violência na escola não é algo moderno ou atual. Partindo então do conceito de violência, seus efeitos e de como a sociedade pode e deve se envolver para eliminar estes transtornos do ambiente, veremos como ela se mostra nas escolas e como devemos enfrentá-la como futuros professores, alunos, pais e cidadãos em geral.

2 VIOLÊNCIA

Para muitos especialistas a insegurança, a impotência, o medo de que quaisquer tipos de violência que nos atinjam, faz parte do cotidiano de todos nós. A violência pode ser classificada como qualquer agressão física contra seres humanos, cometida com a intenção de lhes causar dano, dor ou sofrimento. Segundo alguns autores podem aparecer conceitos mais amplos, dizem que há violência quando em uma situação de interação, um ou vários atores agem de maneira direta ou indireta, causando danos a uma ou mais pessoas em graus variáveis, seja em sua integridade física, em suas posses ou em suas participações simbólicas e culturais. Atualmente tem-se empregado um termo de origem inglesa para se referir a essa violência nas escolas e na sociedade: o bullyng.

2.1 O Bullyng

Termo de origem inglesa adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar uma pessoa e coloca-la sobre tensão. O bully é então o valentão, tirano, brigão que violenta, ou grupo de valentões que violentam de forma deliberada e repetitiva a vitima . O bullying compreende todas as ações e atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação ao evidente, adotadas por um ou mais educandos contra outro, causando dor e angustia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vitima.

3 TIPOS DE BULLYING

A violência pode tomar diferentes aparências e formas. Pode ir desde xingamentos ao ato físico propriamente dito. É necessário entendermos que sempre haverá mudanças quanto o que é violência, dependendo do contexto histórico-social em que se vive a agressão.

3.1 VIOLÊNCIAS DIRETAS

Algumas brincadeiras de mau gosto envolvendo violência são comuns e muitas vezes passam despercebidas nas escolas. É o bullying onde há agressão física. É mais comum entre os meninos, mas não é exclusividade do sexo masculino. Empurrões, tapas, esbarrões nos corredores espancamento entre outras atitudes violentas são encaradas como forma de se afirmar perante a turma, de mostrar coragem e força, ou simplesmente uma forma de humilhar mais ainda aquele aluno marcado como vítima, perseguido e alvo certo para toda zoação.

3.2 VIOLÊNCIAS INDIRETAS

Às vezes de maneira sutil e quase invisível, como um fantasma as espreitas assustando nossos jovens e todos que fazem parte da vida escolar. É mais comum entre as meninas, mas ocorre de forma generalizada em toda escola, não respeitando sexo, idade, classe ou grupo a que se pertença. São xingamentos, exclusões, ofensas, boatos que maculam a moralidade e a integridade psicológica de qualquer que seja a vitima. Essas repetidas situações embaraçosas, por alcunhas ofensivas, ameaças, discriminação, humilhações verbais trazem muitos problemas para os envolvidos, tanto agressores como vitimas e expectadores.

3.2.1 O cyber-bullying

São torpedos com ameaças, postagens de ofensas em blogs, redes sociais como Orkut, facebook, MSN e muitas outras que surgem a cada dia. São criadas páginas inteiras na internet ridicularizando um aluno ou grupo de alunos, espalhando boatos ofensivos, intrigas, ameaças e humilhações. Isso tudo aconteceu com o avanço da tecnologia, da globalização da comunicação, surgindo mais uma forma de violência indireta: o cyber-bullying. Que nada mais é do que o uso de meios de comunicação modernos como forma de armas virtuais.

4 OS ENVOLVIDOS

A violência tem muitas faces, mas quem esta envolvido no bullying pertence certamente a três principais grupos: os autores, as vitimas e os expectadores. Não é fácil saber a que grupo pertence certo aluno ou grupo de alunos. O individuo pode ser a vitima de bullying, ou o autor de atos agressivos e hostis, quer por represália, vingança ou vontade própria; mas é certo que a maioria das pessoas já foi expectadoras de bullying.

4.1 Os Bullies

Os autores de bullying, chamados de bullies; são geralmente envolvidos em situações familiares que favorecem o desenvolvimento da violência. Falta de carinho e afeto por parte dos pais e familiares, o uso de comportamentos agressivos físicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com