TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência na escola

Tese: Violência na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Tese  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Violência na Escola

Douglas Souto

Gisele Duarte

Isabela Sousa

Janaina Dornas

Introdução

Nas escolas brasileiras a insegurança cada dia que passa aumenta mais, deixando alunos, professores e funcionários amedrontados e vulneráveis. A causa dessa situação está ocorrendo devido à violência dentro e fora das instituições de ensino, principalmente nas cidades mais violentas do país. Um dos motivos vem das gangues e o tráfico de drogas que geralmente vê nos alunos alvos de suas mercadorias ou suas badernas.

VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Para Maria Eveline da Costa, integrante da ONG Educadores para a Paz (2009), e Mírian Abramovay e Maria das Graças Ruas (2004), a violência na escola também esta relacionada a fatores externos e internos a ela.

Segundo Costa, essa atitude violenta faz parte da comunidade, são costumes das famílias e grupos ao redor (agressões verbais e físicas) que se reflete na escola. É preciso trabalhar com isso, levando um melhoramento. Muitas vezes os próprios educadores ao ver um jovem brigando, manda-os pararem de brigar e se quiserem continuar, é fora do local escolar. São essas maneiras que querem educar? Não. Costa sugere que deve haver diálogo, conscientizar os alunos que a violência não irá resolver nada.

De acordo com a pesquisa apresentada por Abramovay e Rua, professores e alunos descaracterizam o ambiente escolar como seguro e protegido, e que o seu entorno também o é. As travessias das vias de trânsito são precárias, não há policiamento, quando se tem é insuficiente, e também violência nos pontos de ônibus e ruas desertas. E ainda o problema das drogas, que dentro das escolas há traficantes e usuários, deixando também, além de alunos, professores e funcionários, alguns policiais com medo.

Abramovay e Rua dizem que estabelecimentos externos à escola, como bares, que vendem bebidas alcoólicas, cigarros e que tenham fliperamas, são ambientes propícios à violência. E quando tem a presença da segurança pública em volta do ambiente escolar para muitos professores e alunos, o policial não é digno de confiança e outros são despreparados. Geralmente em escolas particulares se não tem policiamento, contratam agentes de segurança privados.

A educadora Costa diz que a cultura ocidental é uma cultura violenta, ensina a sociedade um modo agressivo para chegar ao seu objetivo, usando a força ao resolver os problemas precisos, essa cultura agressiva tem ser uma cultura de paz. Diz, também, que isso não ocorre de uma vez, tem que ser construída aos poucos, uma forma de viver, de enfrentar a vida. O caminho é lento e difícil, pois não é nosso tipo de cultura.

Considerações

O assunto violência no ambiente escolar é muito discutido e questionado. Principalmente quando o que esta em debate são os motivos e as formas de prevenção. Tivemos a oportunidade de ler as pesquisas e entrevistas com pesquisadores da área, na qual abordaram diversos assuntos como a importância da estrutura física da escola para os alunos, como laboratórios de informática, bibliotecas e também da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com