TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é cultura?

Artigo: O que é cultura?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Artigo  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

LARAIA, Roque de Barros. O que é cultura. 14º edição. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1986

Primeira Parte

Da Natureza da Cultura ou da Natureza à Cultura

Laraia esclarece que a cultura condiciona a visão de mundo do homem ao passo que o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentossociais e mesmo as posturas corporais são produto de herança cultural. O resultado dessa operação de uma determinada cultura sobre o comportamento pode refletir até mesmo no exercício de atividadesconsideradas parte da fisiologia humana. Um exemplo disso é o riso. Todos riem mas o fazem de maneira diversa. Além disso, dentro de uma cultura a utilização do corpo pode ser ainda diferenciada em função dosexo.

Essas diferenças culturais existentes podem fazer com que o homem veja o mundo através unicamente da sua cultura, o que tem como consequência considerar seu modo de vida o mais correto enatural. A essa tendência dá-se o nome de etnocentrismo que em forma extrema gera racismo e intolerância

Mas não é apenas entre sociedades diferentes em que ocorre essa dicotomia. Dentro de uma mesmasociedade, existe a distinção de parentes e não parentes. Sendo que os primeiros são tidos como melhores e recebem em geral tratamento diferenciado.

A cultura também interfere no plano biológicocondicionando aspectos ou até mesmo decidindo sobre a vida e morte dos membros do sistema. As chamadas doenças psicossomáticas são fortemente influenciadas pelos padrões culturais. Exemplo disso é o mal estrarprovocado pela ingestão combinada de alimentos (manga com leite). Se por um lado crenças podem "adoecer" o indivíduo, também são capazes de causar curas quando existe a fé do doente na eficácia doremédio ou no poder de agente culturais.

Embora todos os indivíduos estejam inseridos em uma cultura, a participação do mesmo dentro de sua cultura é sempre limitada pois nenhuma pessoa é capaz de..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com