TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

/administraçao Financiera

Trabalho Escolar: /administraçao Financiera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  10.076 Palavras (41 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 41

Sistema Orçamentário para a Empresa Bichos da Casa Conveniência Animal

Murilo Colombo Leite

Resumo:

No Brasil a maioria do mercado empresarial é representada pelas pequenas e médias empresas e muitos destes empresários não estão preparados para enfrentar o dia a dia, não tendo visão gerencial, precisando assim de ferramentas que auxiliem na gestão e na tomada de decisões para melhor enfrentar o mundo dos negócios. Diante desta realidade foi realizado o estudo na empresa Bichos da Casa na cidade de Triunfo, com o intuito de desenvolver um sistema orçamentário juntamente com um plano estratégico, planejamento de compras, vendas, caixa e investimento, a demonstração projetada dos custos dos produtos, estoques e despesas gerais e administrativas. O estudo teve características de pesquisa aplicada, descritiva, documental, qualitativa e observação assistemática. A aplicabilidade do sistema orçamentário realizado na empresa teve relevante importância para seu planejamento e desenvolvimento, tendo êxito em seus objetivos. Além de tudo, a visualização do fluxo de caixa, a demonstração do resultado projetado e o balanço patrimonial, mostram com antecedência a possibilidade de retorno sobre as atividades e posição econômico, financeira e patrimonial da empresa no futuro.

Palavras chave: Planejamento Estratégico, Sistema Orçamentário e Investimento.

Abstract:

In Brazil most of the entrepreneurial market is of small and medium companies, and many of those entrepreneurs are not prepared to face daily problems, not having managerial understanding, therefore needing tools that help in management and decision making to face better the business world. In face of this reality a study was done in the company Bichos da Casa in the city of Triunfo, RS, Brazil, with the objective of developing a budget system along with a strategic plan, as well as a plan for procurement, sales, cash and investment, forecasted statement of product costs, inventory, and overhead. The study was conducted as an applied research, descriptive, documental, qualitative, and non-systematic observation. The applicability of the budget system was relevant for the company’s planning and development, achieving success in its objectives. The visualization of the cash flow, the forecasted result statement, and the balance sheet, demonstrated ahead of time the possibility of return on the activities as well as economic, financial and equity status of the company in the future.

Key words: Strategic Planning, Budget system and Investment.

1 Introdução

No atual cenário de mercado, as empresas de pequeno porte estão sendo cada vez mais afetadas pela acirrada concorrência, e, consequentemente, tendo que se adequar às condições exigidas. Aquelas que não gerirem bem os seus recursos e investimentos fatalmente ficarão para trás e até mesmo correndo risco de falência, pois acima de tudo é necessário um planejamento capaz de auxiliar o gestor na tomada de decisões.

Todas estas eram, até pouco tempo, preocupações exclusivamente das grandes organizações e nos dias de hoje passa a ser de todas as empresas e ramos de atuações independente de seu porte. Assim, o presente artigo tem o propósito de agregar maior conhecimento sobre o sistema orçamentário empresarial aplicado à pequena empresa.

Nos últimos anos o ambiente empresarial tem-se modificado constantemente. As políticas e a economia são umas das principais mudanças interligadas a essa evolução empresarial, portanto, pode-se dizer que se está em um novo ambiente empresarial, onde as organizações terão que se adaptar aos desafios propostos pelo mercado ao longo do tempo.

Os desafios que ocorrem juntamente com a evolução do mercado incitam um bom planejamento estratégico, que possa dar condições de continuidade e expansão da empresa. A acirrada concorrência também colabora para o desenvolvimento do planejamento nas organizações, norteando os gestores para um caminho mais seguro, eficiente e eficaz no gerenciamento dos recursos.

No âmbito das pequenas empresas a maioria dos empresários não está apta a reconhecer o planejamento estratégico como uma possibilidade de propiciar à empresa um acréscimo significativo, por considerar seu custo de elaboração muito alto, se esquecendo do retorno que poderá ocorrer com o desenvolvimento desse planejamento.

Algumas empresas até poderão ter algum tipo de planejamento, porém normalmente é informal ou desestruturado e que, portanto pode ser bastante inconsistente, sem continuidade e sem foco direcionado no mercado. Assim, acabam por deixar passar oportunidades de novos produtos e serviços, permanecendo estacionadas no caminho mercadológico, fator que acaba por afetar sua sobrevivência.

O crescimento da organização perante o mercado se dá por uma gestão de esforços continuada, vontade de não ficar parado, procurando novos caminhos e oportunidades, com qualidade e principalmente com um planejamento estratégico empresarial. Porém, este planejamento deve estar intimamente relacionado a um completo sistema orçamentário, fazendo com que se possa planejar o presente e o futuro com uma visão mais adequada da sua realidade econômica e financeira, trazendo melhores decisões para a execução de eventos que estejam por vir.

A empresa em estudo é de pequeno porte e não possui nenhum tipo de planejamento estratégico estruturado, consequentemente necessita de um sistema orçamentário completo e de extrema importância para seu gerenciamento econômico e financeiro, o qual possibilitará um melhor aproveitamento das informações para desempenhar uma estratégia empresarial adequada a sua realidade e ao cenário em que a empresa vive, tendo um controle da sua gestão de negócios e maior eficácia, atribuídos a tudo isso uma administração plena e de um futuro promissor.

Diante desta realidade encontrada foi realizado o estudo na empresa Bichos da Casa (ramo de pet shop e veterinária) na cidade de Triunfo, com o intuito de desenvolver um sistema orçamentário capaz de auxiliar os gestores na administração dos recursos, para o exercício social de 2013. Para tanto também foi elaborado o plano estratégico da empresa para o período de 2013; o planejamento de compras, vendas, caixa e investimento (longo prazo); a demonstração projetada dos custos dos produtos, estoques e despesas gerais e administrativas.

Este estudo é de importância fundamental para a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com