TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁRABES, HINDUS E CHINESES

Trabalho Escolar: ÁRABES, HINDUS E CHINESES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

ÁRABES, HINDUS E CHINESES

Com o domínio romano exercido em toda a Grécia e com o posterior fechamento da escola de Atenas pelo imperador Justiniano, a matemática e as ciências gregas entraram em declínio. Muitos pesquisadores pegaram seus manuscritos e fugiram da Grécia e proximidades para o Oriente Médio. Isso fez com que a ciência oriental florescesse de maneira muito rápida. Esse incremento das ciências orientais foi muito importante para o desenvolvimento da matemática.

HINDU - Contexto Histórico

Escavações arqueológicas ocorridas em Mohenjo Daro dão-nos indicação de uma civilização muito antiga e de uma cultura muito alta na Índia, ocorrida na mesma época em que eram construídas as pirâmides no Egito. Posteriormente, o país foi ocupado pelos invasores arianos, que impuseram o sistema de castas, o qual trouxe um atraso muito grande. Esses invasores arianos desenvolveram na Índia a literatura sânscrita. Na mesma época em que Pitágoras começou a desenvolver seus teoremas e axiomas na Grécia, Buda agia na Índia. Especula-se que Pitágoras esteve em contato com Buda e que desenvolveu seu mais famoso teorema com os hindus.

Contexto Matemático

A matemática hindu apresenta mais problemas históricos do que a grega, pois os matemáticos indianos raramente se referiam a seus predecessores e exibiam surpreendente independência em seu trabalho matemático.

A Índia teve muitos matemáticos que fizeram grandes contribuições. Entre eles, podemos destacar:

Aryabhata: Publicou uma obra intitulada Aryabhatiya. Essa publicação é um pequeno volume sobre astronomia e matemática, semelhante aos Elementos, de Euclides. A obra contém: nome das potências de dez, até a décima; regras de mensuração; área do triângulo; volume da pirâmide; área do círculo; volume da esfera e áreas de quadriláteros. Também encontramos cálculos com a medida do tempo e trigonometria esférica.

Brahmagupta: Viveu na Índia central pouco mais de cem anos depois de Aryabhata. Tem pouco em comum com seu predecessor, que vivia no leste da Índia. Seu trabalho mais importante foi a generalização da fórmula de Heron para achar a área de qualquer quadrilátero. Também trabalhou na solução de equações quadráticas com raízes negativas.

Bháskara: Considerado o mais importante matemático do século XII. Ele preencheu as lacunas do trabalho de Brahmagupta. É dele a primeira resposta plausível para a divisão por zero. Em seu trabalho Vija-Ganita, ele afirma que tal quociente é infinito. Sua outra obra, Lilavati, apresenta tópicos sobre equações lineares e quadráticas, determinadas e indeterminadas, mensuração, progressões aritméticas e geométricas, radicais, tríadas pitagóricas, entre outras. Sua obra representa a culminação de contribuições hindus anteriores.

A introdução de uma notação para uma posição vazia, o símbolo para o zero, foi um passo para o nosso moderno sistema de numeração. Não se sabe se o número zero (diferente do símbolo para a posição vazia) surgiu junto com os nove numerais hindus. É bem possível que o zero seja originário do mundo grego, talvez de Alexandria. Possivelmente, foi transmitido à Índia depois que o sistema posicional já estava estabelecido lá. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com