TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água O Liquido Da Vida

Seminário: Água O Liquido Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de tudo é sempre bom lembra que sem água não existiria vida, e apesar do planeta ser coberto em maior parte por água, este recurso não é inesgotável. Dessa forma acredita-se que devido às consequências resultantes das atividades dos setores agrícola, industrial e doméstico, a água potável entrará em escassez.

A propósito, os setores agrícola e industrial são os maiores contaminadores. Por exemplo, a agricultura na irrigação de lavouras, onde além da enorme quantidade de água utilizada, há também a contaminação dos lençóis freáticos pelos agrotóxicos. Em seguida as indústrias, que se instalam próximo ás margens dos rios para usar sua água e despejam resíduos que certos tipos acabam sendo prejudiciais ao meio ambiente aquático. E em relação ao setor doméstico, os desperdícios das pessoas ocorrem desde as atividades mais simples como escovar os dentes até a contaminação da água ao jogar óleo de cozinha na pia.

Não bastasse isso muitas cidades não possuem tratamento dos esgotos, como o município de Parintins no estado do Amazonas, sendo tudo despejado diretamente no rio, contaminando uma parcela referente aos 4% de água doce, ou seja, própria para o consumo. Além do mais os fatores naturais também interferem na distribuição de água doce nos países, como ocorre no Brasil, ele estar entre os países com maiores reservas hídricas, porém, são divididas desigualmente entre os estados, por exemplo o Amazonas com sua abundâncias de rios e lagos e em contrapartida o nordeste com sua escassez muitas vezes retratadas em obras literárias como Vidas Secas de Graciliano Ramos. Desse modo o que se pode notar é que a ação do homem é que está colocando em risco, o líquido de sua existência.

Porém existem pessoas que já possuem consciência deste risco e individualmente buscam contribuir para que a água potável não chegue ao seu fim. Então, evitar desperdícios como deixar torneiras ligadas ou pingado e fazer uso da reutilização da água da chuva, seriam práticas individuais muito legais que algumas pessoas já praticam e no coletivo os governos deveriam investir em pesquisas, na busca de novas invenções para baratear custos no processo de dessalinização da água ou através da reutilização da água, que passaria por estações de tratamento água, isso seria viável ao setor agrícola que não preocupa-se com o desperdício. Portanto Ela é patrimônio da humanidade e há que se pensar assim para que no futuro ela não falte e se torne objeto causador de guerras ou do fim da raça humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com