TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica Politica E Sociedade

Ensaios: Ètica Politica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

No seu inicio, a administração estava relacionada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, mais fácil e mais bem sucedido. Depois passou a envolver a atividade grupal e mais adiante toda atividade organizacional, posteriormente, estendeu-se também a atividade interorganizacional, ou seja, às relações de interdependência entre organizações.

A Administração é muito vasta envolve e sincroniza vários assuntos. O escopo do presente trabalho (produção textual interdisciplinar), é mostrar com destreza, objetividade e clareza a importância da micro e macro economia elencando assuntos como: gestão empresarial,os ambientes ,a taxa de juros, taxa de cambio, inflação, medidas descritivas, os entraves e as possíveis soluções, como também, a influência que a mídia exerce sobre estes temas e na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, administração empresarial, política e sociedade, modelo econômico, equilíbrio.

DESENVOLVIMENTO

Uma organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturadas e organizadas para atingir um objetivo comum. As mesmas também empregam pessoas e aplicam recursos, almejando progredir, estando também atentas à economia, que também é vasta e pontua diversos assuntos, entre eles está à inflação.

Mas o que de fato é inflação? O que causa índices altos ou baixos de inflação?

Diante de situações turbulentas faz-se necessário entender que Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.

Há vários fatores que podem gerar inflação. Mas como uma organização deve se comportar diante de tais fatos?

As empresas precisam reagir, no mundo em que vivemos existe um elevado grau de competitividade, então elas precisam de um processo decisório adequado.

Vale ressaltar que o aumento muito grande do preço de um item básico na economia pode contaminar os demais preços provocando uma alta generalizada. É o caso do petróleo e da energia elétrica, por exemplo. Mas onde se encontra o problema? Como ele pode ser resolvido? Como resolver a questão da inflação e seu controle?

Um dos grandes problemas é a supressão do equilíbrio e outro fator decisivo é o excesso de consumo que também provoca inflação, pois os produtos tornam-se escassos ocasionando aumento de seus preços. Em outra hipótese, se o Governo gasta mais do que arrecada, e para pagar suas contas emite papel-moeda, provoca inflação, pois está desvalorizando a moeda, uma vez que criou dinheiro novo sem lastro, sem garantia, sem que tenha havido criação de riqueza, de produção. Assim, os bens e serviços continuam os mesmos, mas o dinheiro em circulação aumenta de volume. Passa-se, então, a exigir maior quantidade de dinheiro pela mesma quantidade de produto, o que alguns economistas chamam de dinheiro fraco, dinheiro podre.

O processo inflacionário, quando instalado, é de difícil controle. Funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes periódicos de preços e salários, com o seu consequente agravamento. E quem mais sofre com tudo isso é a camada mais pobre da população, que não tem como se proteger. Em épocas de inflação galopante, tivemos no Brasil contas bancárias com reajustes diários como forma de repor o poder de compra que o dinheiro perdia de um dia para o outro. Mas as pessoas mais pobres não tinham (e ainda não têm) acesso a contas bancárias, não podendo se utilizar desse benefício. E assim, seu dinheiro valia menos a cada dia.

Os índices de preços, ou de inflação, são, portanto, indicadores que procuram mensurar a evolução do nível de preços por isso precisam de controle e avaliação constante. Para Meirelles, sem o desafio do controle da inflação e do ajuste fiscal não haveria necessidade da existência dos bancos centrais. Mas o desafio econômico e de manutenção do equilíbrio macroeconômico é constante, não acaba nunca. “Se não houvesse mais riscos inflacionários, seria possível fechar todos os bancos centrais do mundo”.

O controle da inflação se dá através da alta dos preços, para evitar uma demanda muito acelerada a determinados produtos, com a valorização da moeda também há um controle nos gastos onde não haverá a necessidade do aumento de produtos de matéria-prima, quem em geral vem de fora. Outra medida seria a diminuição dos gastos do Governo Federal e a contratação de mão de obra qualificada, que ajustaria a economia evitando contratações desnecessárias.

Conhecer e analisar a inflação são imprescindíveis para que haja uma economia estável, mas é preciso estar atento também à deflação. O contrário de inflação, ou seja, a redução do nível de preços chama-se deflação. Em sua forma extrema, isto é, quando se encontra fora de controle e com aumentos de preços absurdos, a inflação é chamada de hiperinflação. Em períodos de inflação alta, em que os preços chegam a sofrer reajustes diários, a população não retém dinheiro, pois ele se desvaloriza muito rápido. Tão logo recebem o dinheiro as pessoas compram mercadorias, pois se deixarem para o dia seguinte não conseguirá comprar tudo o que conseguem comprar hoje.

- O caso mais grave de hiperinflação que se tem notícia ocorreu na Alemanha, após a primeira guerra mundial, que chegou a acusar um trilhão por cento entre agosto de 1922 e novembro de 1923, mas com esforço aos poucos os problemas foram sendo solucionados.

Vale ressaltar que a taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes e está intimamente ligada à inflação. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, regra geral, cotiza duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda. Por exemplo: se quisermos comprar dólares, o preço a pagar à casa de câmbio é de 0,74 euros por cada dólar. No entanto, se quisermos vender euros, iremos receber 1,34 dólares por cada euro que entregarmos.

Podem-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal. O câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com