TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica Profissional E Noções Das Relações Humanas

Trabalho Escolar: Ètica Profissional E Noções Das Relações Humanas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 8

Centro de Formação Profissional

Paulo César Dias de Souza

Curso: T.T.I.

Turma: 33

Ética Profissional e Noções das Relações Humanas

ESTUDO DIRIGIDO – EXERCICIO PROPOSTOS

1. Considerando os conceitos apresentados nesta apostila sobre Ética e Moral, defina, com suas palavras, o que venha a ser Ética e moral.

Considero a Ética como principio geral que uma sociedade precisa corresponder para viver harmoniosamente, o estudo da Ética define o modelo ideal da Moral e do Direito de uma sociedade que procura ser livre, justo e democrático. Acredito que Moral, sejam os bons costumes, o senso comum, estabelecido em uma sociedade através dos princípios éticos aprendidos pelos cidadãos que procuram cumprir.

2. O que é Ética Profissional e qual a sua importância para o TTI?

Ao cumprimos com as diretrizes que normatizam a profissão escolhida, agindo com honestidade, probidade, bom senso, dentre outras, seremos éticos profissionalmente, a ética apresenta ser um instrumento pilar na capacitação dos profissionais realizado pelo curso de TTI, agindo de acordo com estabelecido em seu código.

3. Com base nos textos desta apostila o que são Virtudes Profissionais e faça a relação de cada uma delas com o cotidiano do Corretor de Imóveis?

Considero que toda ação realizada por uma determinada pessoa com intuito de desenvolver-se pessoalmente e profissionalmente pautado pela ética seja Virtude. Dentro do estudo ora abordado podemos citar:

Senso de responsabilidade: uma equipe comprometida, trabalhando com respeito e responsabilidade com as tarefas a eles designado, tendo um bom relacionamento patrão/empregado, pode ser considerado o primeiro passo para sucesso da empresa. No dia a dia do corretor o senso de responsabilidade é responder, atender, retornar, confidenciar, em tempo hábil as tarefas, agindo de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização.

Lealdade: é quando dizemos que aquele colaborador veste a camisa da empresa independente da fase em que a empresa se encontre concordando ou não das diretrizes impostas, mostrando o ponto de vista pessoal/profissional buscando sucesso da organização. No cotidiano do Corretor, atualmente estamos escassos desse tipo de profissional, que engrandece e muito qualquer organização, porque com a lealdade estabelecida as outras Virtudes acompanham.

Honestidade: é uma virtude de vida inerente a pessoa que procura ser honesta com outro, a confiança não se compra somente se conquista com o tempo. No mercado imobiliário, ao envolver o sonho de famílias, volumes financeiros altos, oportunidade de obtenção de lucros, o profissional imbuído desta virtude é bem valorizado nas empresas.

Sigilo: quando se trata de vidas, sonhos, devemos ter a discrição necessária que a profissão nos exige, tendo zelo, sigilo nas informações passadas pelo cliente, para que se tenha uma relação de confiança e profissionalismo.

Competência: é a busca do conhecimento exercitando o que foi aprendido no curso e o que se aprende no dia a dia do mercado. Ao agir com os princípios que norteiam a profissão teremos competência para tocar nossa própria empresa.

Prudência: devemos ter prudência em todos os atos que praticamos na vida e na profissão, assim, ao surgir situações complexas, delicadas no mercado imobiliário, é o momento de praticarmos nossos atos com prudência e paciência para alcançarmos o objetivo final.

Coragem: quando idealizamos um empreendimento, objetivo, a profissão deve ser tratada com coragem para tocar os projetos adiante, tomando as decisões corretas e no momento certo defendendo a verdade e a justiça.

Perseverança: toda profissão e trabalho dispõem de momentos de altas e baixas, diante das inconsistências de mercado ou profissional e ate mesmo pessoal devemos sempre perseverar para que alcancemos o objetivo sonhado inicialmente.

Compreensão: na relação humana o profissional que tem a qualidade de compreender os negócios, os colaboradores e principalmente as situações do dia a dia, sabe lidar positivamente na profissão.

Humildade: ter humildade não é ser pior que ninguém é reconhecer o que o outro tem de bom para somar profissionalmente e pessoalmente, buscando a colaboração para aperfeiçoar o necessário para o sucesso.

Imparcialidade: é não assumir partido de ninguém, não agindo preconceituosamente mantendo e defendendo os valores sociais e éticos.

Otimismo: sempre acreditar no sonho, persistindo, acreditando na capacidade de alcançar o objetivo pretendido, com alegria e vontade de viver.

4. Pesquise e disserte com suas palavras sobre vícios profissionais e faça relação do assunto pesquisado com o cotidiano profissional do Corretor de Imóveis.

Inicialmente percebemos que os vícios profissionais estão relacionados diretamente com educação, criação que cada pessoa teve no seu seio familiar. Assim, podemos verificar que chegar atrasado ao compromisso ou emprego, fofocas internas na empresa, tratar de forma inadequado as pessoas, agressividade nas situações que lhe surgi, humilhação, maneira de vestir diante do trabalho que exerce, como se portar diante da empresa e do cliente, faltas injustificadas, todas essas modalidades citadas são consideradas vícios de profissão, que paralelamente estão ligadas a Profissão de Corretor de Imóveis, que tem como principal meio de convencimento a palavra, tratando bem o cliente com zelo, discrição, sabedoria, paciência dentre as outros virtudes inerentes a profissão.

5. O que é Código de Ética?

Serve como orientação dos princípios que regem a profissão é a forma pela qual deve se conduzir o Corretor de Imóveis, quando no exercício da profissão, cumprindo com seus direitos e deveres inerentes a profissão de corretor.

6. O que é COFECI?

Significa Conselho Federal de Corretores de Imóveis

7. O que são os CRECI`s?

Significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis

8. A conduta profissional do Corretor de Imóveis é estabelecida em quais normas legais.

Dentre as legislações pertinentes ao profissional Corretor de Imóveis podemos citar o Código de Ética Profissional dos Corretores de Imóveis, a Lei 6.530/78,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com