TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL E NOÇÕES DAS RELAÇÕES HUMANAS - ¬¬1º MÓDULO

Trabalho Universitário: ÉTICA PROFISSIONAL E NOÇÕES DAS RELAÇÕES HUMANAS - ¬¬1º MÓDULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 13

1) Com suas palavras justifique o conceito de Relações Humanas definido pelos autores SAMPAIO (2000), MINICUCCI (1982) e LIMA (1973):

Relações Humanas é a interação entre duas ou mais pessoas, grupos, grupos numa organização, no comércio, na indústria, na administração pública, nos esportes, nas escolas, nos lares, em qualquer lugar, assumindo a forma física, mímica, verbal ou escrita.

2) Com base nos estudos realizados qual a importância das Relações Humanas no exercício da profissão de corretor de imóveis? Exemplifique essa importância.

As Relações Humanas são as bases do exercício da profissão de corretor de imóveis, uma vez que toda a atividade do corretor de imóveis envolve o relacionamento com pessoas que querem comprar, alugar ou vender imóveis. Como as pessoas diferem umas das outras, é necessário que o corretor de imóveis aplique todas as técnicas que ajudem a melhorar os relacionamentos e entendimentos para ter êxito na sua profissão.

3) Dos Mandamentos das Relações Humanas elencados nesta apostila, faça a relação de cada um deles com o cotidiano Profissional do Corretor de Imóveis.

1- Falar, é necessário saber falar com as pessoas, fazer se entender e entender o que os outros estão falando, o corretor tem que saber o quão agradável e animado é receber uma palavra de saudação.

2- Sorria, o corretor de imóveis deve demonstrar as pessoas o quanto feliz esta em poder se relacionar com elas.

3- Chamar pelo nome, é necessário demonstrar as pessoas o quanto elas são importantes, a música mais suave para muitos, ainda continua sendo o próprio nome.

4- Seja amigo e prestativo, o corretor de imóveis tem que demonstrar que quer ser amigo para ter um amigo.

5- Seja cordial, o corretor de imóveis tem que agir com toda sinceridade e demonstrar prazer no seus relacionamentos.

6- Interesse-se sinceramente pelos outros, mostre que as coisas da qual gostam e com as quais se preocupam também têm valor para você, de forma espontânea, sem precisar se envolver diretamente.

7- Seja generoso em elogiar, saiba elogiar com cautela sem exageros, encoraje, de confiança e eleve o outro.

8- Saiba considerar os sentimentos dos outros, existem três lados em qualquer controvérsia: o seu, o do outro, e o que está certo.

9- Preocupe-se com a opinião dos outros, Aprenda que existem três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.

10- Procure apresentar um excelente trabalho, o corretor de imóveis tem que saber que o bom resultado em sua carreira vem sempre precedido da apresentação um excelente trabalho. O que realmente vale nessa nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.

4) Comente o seguinte fragmento: “Onde há duas pessoas, há um relacionamento”.

Onde houver duas pessoas, com certeza, teremos um relacionamento. Aquele que souber melhor se relacionar com as pessoas terá sempre um diferencial e êxito em seus relacionamentos. Não é surpresa para niquem que as pessoas diferem umas das outras. Portanto e necessário que o corretor aprenda a se relacionar com todos os grupos e tipos de pessoas.

5) Estudamos que a Comunicação é a principal ferramenta para o técnico em transações Imobiliárias. Qual é o seu objetivo na profissão CORRETOR DE IMÓVEIS?

A comunicação é a principal ferramenta para o corretor de imóveis, desta forma o objetivo é influenciar para afetar com intenção, visando uma reação especifica de uma pessoa ou grupo.

6) Para termos êxito ao estabelecer a comunicação, quais os principais elementos desse processo?

Elementos do processo da comunicação, a fonte da comunicação:

Codificador;

A mensagem;

Canal;

Decodificador;

Receptor da comunicação.

Ao tratarmos especificamente de comunicação pessoa a pessoa, que é o modelo mais simples e o que mais nos interessa, podemos agrupar fonte e codificador num único elemento, fazendo-se o mesmo com o decodificador e o receptor, resultando em quatro elementos:

Emissor;

Receptor;

Canal;

Mensagem.

7) Com relação à comunicação pessoa a pessoa, existem quatro elementos essenciais, relacione-os definido cada um deles e exemplifique-os no dia a dia do CORRETOR DE IMÓVEIS.

Emissor, Pessoa do cliente;

Receptor, corretor de imóveis;

Canal, verbal, escrita, mímica, olhar, postura;

Mensagem, o que o cliente necessita.

8) As bases da boa comunicação entre o transmissor e o receptor são vitais para o sucesso da comunicação. Descreva sobre essas bases.

- Saber ouvir, Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e criticas, procure vê-las de forma construtivas, escute, ouça atentamente, demonstre interesse pelo que está sendo apresentado, não interrompa desnecessariamente.

- Examine o ponto criticado, seja humilde e examine o ponto criticado, para dar crédito ás boas ideias e ao trabalho sincero. Procure os aspectos positivos e construtivos. Analise e estabeleça procedimentos de ajustes e ou correções.

- Evite termos técnicos – Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na comunicação.

- Esclareça suas ideias – Analise se suas ideias estão coerentes com o que se deseja transmitir.

- Expresse o seu interesse – Expresse seu interesse pelos seus problemas e escute. Questione o interlocutor, peça detalhes.

- Ações x informações – Execute suas ações com base nas informsções adquiridas e validadas.

- Suas ações apoiam o que você diz – Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros.

- Procure ser objetivo – seja objetivo, não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir.

- Que Mensagem quero transmitir – Trace qual é o objetivo da mensagem, qual é o verdadeiro propósito da comunicação.

- A quem vou me dirigir? - Antes de transmitir alguma informação procure conhecer qual vai ser o público.

- Consulte outras pessoas – Peça opiniões lembre que aqueles que o ajudam a planejar, com certeza o apoiarão.

- Como transmitir – Esteja atento a sua tonalidade de voz e na receptividade de quem ouve, bem como da linguagem que você irá utilizar.

- Verifique se foi entendido – Faça perguntas, pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu.

- Suas ações – Esteja certo de suas ações apoiam aquilo que você diz, lembre que ações falam mais alto do que palavras.

- Entendimento – procure não só ser compreendido como compreender, seja um bom ouvinte não só para os significados explícitos, mas também para os implícitos.

- Compartilhe – Compartilhe tanta informação quanto for possível, isto trará ganhos para todos os envolvidos.

- Feedback – O retorno de informações é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de interesse comum, sempre retorne a informação.

9) Existem três tipos de comunicações, defina de que forma cada uma delas pode ser útil no exercício profissional do corretor de Imóveis.

- Comunicações Orais – São as ordens, pedidos, comunicações telefônicas, pelo radio, debates, etc. Para o corretor é importante saber falar corretamente para transmitir com eficácia duas ideias.

- Comunicações escritas – Cartas, Email’s, jornais, cartazes, etc. O corretor deve saber escrever corretamente para passar corretamente suas informações.

- Comunicações não escritas – São comunicações estabelecidas por mímica, gestos das mãos, do corpo, da face, pelo olhar, pela própria postura do corpo, etc. O corretor deve tomar muito cuidado com o que demonstra.

10) O que são barreiras na comunicação? Cite os principais exemplos dessas barreiras.

Nós podemos entender como barreiras nas comunicações, desde as limitações de ordem emocional, tais como, a incapacidade dos interlocutores para abordar determinados temas considerados por demais ameaçadores, até as dificuldades relacionadas á utilização dos códigos de linguagem; todos estes fatores representam maior ou menor grau de obstáculos a uma comunicação plena. Não poderá haver uma comunicação correta, ou seja, sem interferências, quando não há sintonia no que se diz, e no que se ouve.

Exemplo de barreiras na comunicação:

Opiniões e atitudes;

Egocentrismo ou competição;

Percepção;

Frustração.

_______________________________________________________________________________________

11) “Qualquer que seja a barreira para uma comunicação eficaz, comprometerá os relacionamentos, interferindo negativamente nos processos de crescimento de um grupo ou indivíduo”. Quais os procedimentos para uma comunicação eficaz?

- Ouvir com atenção e concentrar-se; absorver, analisar quem nos fala, e então responder.

- Não ter preconceitos com quem nos fala. Dê uma chance ao locutor de mostrar-se como pessoa única e especial que é. Considere a individualidade alheia.

_ As palavras são mágicas. São as verdadeiras essências de um relacionamento, elas podem construir ou destruir u individuo. Seja dócil, amigo, e se precisar ser mais duro, faça com consideração de que há uma pessoa, um ser humano como você na sua frente.

- Contato visual demonstre atenção ao outro. Postura, o seu corpo fala. A expressão facial causa simpatia. A aparência em geral, seja uma pessoa de hábitos limpo, asseado, com vestimenta adequada.

- O silêncio denota que alguma coisa não vai bem.

12) Conforme os conceitos apresentados e discutidos em sala de aula e na apostila dê a melhor definição sobre o termo ÉTICA.

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é u conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Do ponto de vista da Filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

13) Conforme os conceitos apresentados e discutidos em sala de aula e na apostila dê a melhor definição sobre o termo MORAL.

A palavra moral vem do latim “mos/mores” que significa costumes.

A moral pode então ser entendida como o conjunto das práticas cristalizadas pelos costumes e convenções histórico-sociais. São as prescrições e proibições do tipo “não matarás”, não roubarás”, de cumprimento obrigatório. Muitas vezes, essas práticas são até mesmo incompatíveis com os avanços e conhecimentos das ciências naturais e sociais.

14) “Problemas Morais e Problemas Éticos”; essas questões nos colocam diante de problemas práticos. Exemplifique como esses problemas podem afetar uma comunidade inteira.

Em nossas relações cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo: devo sempre dizer a verdade ou existe ocasiões em que posso mentir? Será que é correto tomar tal atitude? Devo ajudar u amigo em a trânsito vermelho? Os soldados que matam numa guerra, podem ser moralmente condenados por seus crimes ou estão apenas cumprindo ordens? Essas perguntas nos colocam diante de problemas práticos, que aparecem nas relações reais, efetivas entre indivíduos.

15) Comente a seguinte frase: “A atuação de um profissional deve pautar-se em um repertório de valores socialmente acordados”.

A atuação de um profissional deve pautar-se necessariamente em um repertório de valores socialmente acordados, tendo por base princípios fundadores que ultrapassam em muito a busca do lucro, do benefício pessoal.

16) O que é Ética Profissional? Como e quando se inicia esta reflexão?

São os princípios de uma profissão. Serve para orientar as ações dos profissionais. É uma espécie de contrato de classe e os órgãos de fiscalização do exercício da profissão passam a controlar a execução de tal peça magna. Tudo deriva, pois, de critérios de condutas de um individuo perante seu grupo e o todo social. Ao completar uma formação profissional, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Esta adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para seu exercício. Mas pode ser que você precise começar a trabalhar antes de estudar ou paralelamente aos estudos, e inicia uma atividade profissional sem completar os estudos ou em área que nunca estudou. Aprendendo na prática. Isto não exime você da responsabilidade assumida ao iniciar esta atividade.

17) Comente de acordo com o conhecimento adquirido, como é ser um profissional Ético?

Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores. Ser ético é proceder sem prejudicar os outros. Algumas das características básicas de como ser um profissional ético é ser bom, correto, justo, e adequado. Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais. Eis algumas das principais:

- Ser honesto em qualquer situação – é a virtude dos negócios.

- Ter coragem para assumir as decisões – mesmo que seja contra a opinião alheia.

- Ser tolerante e flexível – deve-se conhecer para depois julgar as pessoas.

- Ser integro – agir de acordo com seus princípios.

- Ser humilde – só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.

18) Com base nos textos desta apostila o que são Virtudes Profissionais? Faça a relação de cada uma delas com o cotidiano do corretor de Imóveis.

- O senso de responsabilidade – é o elemento fundamental da empregabilidade. O corretor com senso de responsabilidade demonstra interesses de agir de maneira mais favorável a equipe de trabalho, a favor de seus clientes, dentro e fora da organização.

- A lealdade – significa agir com convicção de que seu comportamento vai promover os legítimos interesses da organização.

- Honestidade – a honestidade está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos.

- Sigilo – o respeito aos segredos das pessoas, dos negócios, das empresas, deve ser desenvolvido na formação do profissional. Documentos, registros contábeis, planos de marketing, pesquisas cientificas, hábitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo.

- Competência – A competência deve ser buscada através do aprimoramento contínuo de suas habilidades e conhecimentos.

- Prudência – todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança. Analise de situações complexas e difíceis de forma mais profunda e minuciosa, contribui para maior segurança.

- Coragem – ela nos ajuda a não ter medo de defender a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de real interesse para outrem ou para o bem comum.

- Perseverança – Qualidade necessária, pois todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas.

- compreensão – Qualidade que ajuda muito um profissional, porque é bem aceito pelos que dele dependem, em termos de trabalho, facilitando a aproximação e o diálogo. Tão importante no relacionamento profissional.

- Humildade – Representa a autoanálise que todo profissional deve praticar em função de sua atividade profissional, a fim de reconhecer melhor suas limitações, buscando a colaboração de outros profissionais.

- Imparcialidade – Qualidade tão importante que assume as características do dever, pois se destina a se contrapor aos preconceitos, a reagir contra os mitos, a defender os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo principalmente uma posição justa nas situações que terá que enfretar.Para ser justo é preciso ser imparcial.

- Otimista - em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve ser otimista, para acreditar na capacidade de realização da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfretando o futuro com energia e bom-humor.

19) O que é Código de Ética?

O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios de uma profissão. Serve para orientar as ações dos profissionais em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige.

20) O que é Código de Ética Profissional?

O Código de ética profissional são as relações de valor que existem entre o ideal moral traçado e os diversos campos da conduta humana podem ser reunidos em um instrumento regulador. É uma espécie de contrato de classe e os órgãos de fiscalização do exercício da profissão passam a controlar a execução de tal peça magna. Tudo deriva, pois, de critérios de condutas de um indivíduo perante seu grupo e o todo social. Tem como base as virtudes que devem ser exigíveis e respeitadas no exercício da profissão, abrangendo o relacionamento com usuários, colegas de profissão, classe e sociedade.

21) O que significa a sigla COFECI? Cite três competências desse órgão.

Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

22) O que significa a sigla CRECI? Cite três competências desse órgão.

Conselho Regional de corretores de Imóveis.

23) De acordo com as legislações estudadas em sala de aula; a conduta profissional do Corretor de Imóveis é estabelecida em quais normas legais?

Resolução-COFECI n° 326/92 e a Lei n° 6530/78

24) Pesquisando a Lei nº 6530/78 e a resolução COFECI nº 326/92, relacione quais as penalidades que podem sofrer o corretor de imóveis que contraria o Código de Ética da Profissão.

A lei 6530/78 Art. 21

Art 21. Compete ao Conselho Regional aplicar aos Corretores de Imóveis e pessoas jurídicas as seguintes sanções disciplinares;

I - advertência verbal;

II - censura;

III - multa;

IV - suspensão da inscrição, até noventa dias;

V - cancelamento da inscrição, com apreensão da carteira profissional.

§ 1º Na determinação da sanção aplicável, orientar-se-á o Conselho pelas circunstâncias de cada caso, de modo a considerar leve ou grave a falta.

§ 2º A reincidência na mesma falta determinará a agravação da penalidade.

§ 3º A multa poderá ser acumulada com outra penalidade e, na hipótese de reincidência na mesma falta, aplicar-se-á em dobro.

§ 4º A pena de suspensão será anotada na carteira profissional do Corretor de Imóveis ou responsável pela pessoa jurídica e se este não a apresentar para que seja consignada a penalidade, o Conselho Nacional poderá convertê-la em cancelamento da inscrição.

Resolução – COFECI N° 326/92

Art. 5° O Corretor de imóveis responde civil e penalmente por atos profissionais danosos ao cliente, a que tenha dado causa por imperícia, improdencia, negligência ou infrações éticas.

25) O artigo 8º do Código de Ética da Profissão de Corretor de Imóveis faz a distinção entre as faltas graves e leves, descreva quais são as faltas éticas consideradas “graves” para o corretor de imóveis.

Art. 3° - Cumpre ao Corretor de Imóveis, em relação ao exercício da profissão, à classe e

aos colegas:

I - considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática

de atos que comprometam a sua dignidade;

V - observar os postulados impostos por este Código, exercendo seu mister com

dignidade;

VI - exercer a profissão com zelo, discrição, lealdade e probidade, observando as

prescrições legais e regulamentares;

Art. 4º - Cumpre ao Corretor de Imóveis, em relação aos clientes:

II - apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo

detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam

comprometer o negócio;

III - recusar a transação que saiba ilegal, injusta ou imoral;

IV - comunicar, imediatamente, ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele

destinados;

V - prestar ao cliente, quando este as solicite ou logo que concluído o negócio, contas

pormenorizadas;

VIII - dar recibo das quantias que o cliente lhe pague ou entregue a qualquer título;

IX - contratar, por escrito e previamente, a prestação dos serviços profissionais;

X - receber, somente de uma única parte, comissões ou compensações pelo mesmo

serviço prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todos os

interessados, ou for praxe usual na jurisdição.

Art. 6º - É vedado ao Corretor de Imóveis:

I - aceitar tarefas para as quais não esteja preparado ou que não se ajustem às

disposições vigentes, ou ainda, que possam prestar-se a fraude;

III - promover a intermediação com cobrança de “over-price”;

IV - locupletar-se, por qualquer forma, a custa do cliente;

V - receber comissões em desacordo com a Tabela aprovada ou vantagens que não

correspondam a serviços efetiva e licitamente prestados;

VI - angariar, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral

ou material, ou desprestígio para outro profissional ou para a classe;

VII - desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis;

VIII - deixar de atender às notificações para esclarecimento à fiscalização ou intimações

para instrução de processos;

IX - acumpliciar-se, por qualquer forma, com os que exercem ilegalmente atividades de

transações imobiliárias;

X - praticar quaisquer atos de concorrência desleal aos colegas;

XI - promover transações imobiliárias contra disposição literal da lei;

XII - abandonar os negócios confiados a seus cuidados, sem motivo justo e prévia ciência

do cliente;

XIII - solicitar ou receber do cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;

XIX - utilizar sua posição para obtenção de vantagens pessoais, quando no exercício de

cargo ou função em órgão ou entidades de classe;

XX - receber sinal nos negócios que lhe forem confiados caso não esteja expressamente

autorizado para tanto.

...

Baixar como  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »