TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA CORPORATIVA

Artigos Científicos: ÉTICA CORPORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Ética corporativa

A ética corporativa retrata dentro da cultura organizacional de uma empresa, a forma como uma organização leva uma conduta ética, como os valores morais e éticos são apresentados aos funcionários, como a empresa propõe a trabalhar e em que forma isso se enquadra nos perfis de cada um, ou seja, empresa e colaboradores. A ética deve ser natural, não tem um modelo a ser seguido, vem da cultura que cada um trás em sua bagagem de aprendizagem e influenciam em diversas decisões dentro de uma organização.

Para que a ética corporativa tenha sucesso é preciso que a coletividade entre em um consenso, optar pelo que é justo deve ser essencial. O Líder tem extrema importância, pois ele deve saber como lidar com as situações que aparecerão no dia-a-dia, extraindo o melhor de cada profissional.

Más para que as funções básicas da sociedade relacionadas à dignidade humana sejam cumpridas, não basta apenas que haja líderes, eles devem estar integrados por verdades comuns e não por meia-verdades ou meia-ética, pois isso não existe. A organização deve ser flexível, estimulando a participação, criatividade e a descentralização do poder, sem nos esquecer da visão e ação estratégicas que são fatores importantíssimos.

Dessa forma estaremos focando o compromisso da sociedade com a competência, que inclui necessariamente a Ética. “Sem Competência não há justiça, não há liberdade nem solidariedade humana”. PLT 284 – Francisco Gomes de Matos

Compreendemos então que esse tipo de ética é como a empresa determina o método de trabalhar, fazendo assim o perfil e as características da organização. É importante que a mesma não pense apenas no seu bem estar, mas que leve em conta as necessidades dos colaboradores em geral, regressando assim em um sucesso mútuo.

“Não se estabelece a Ética Corporativa por meio de Códigos, mas de Diretrizes Éticas, que traduzem a Cultura e a Filosofia Organizacional em um Modelo Estratégico de gestão." - Francisco Gomes de Matos (p.119)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com