TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E FILOSOFIA

Exames: ÉTICA E FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

1. Diferença entre ética e moral.

A moral é um entendimento valorativo,ela é de ser para ser, empresta valor moral a ética. Ética tem valores morais também, aplicados naquele determinado grupo. Precisamos de valores éticos para advogar. A moral é o principio dos seus valores, conceito particular, ela não é codificada, ela vem de costumes. A ética é geral e a moral individual.

2. O que importa a moral para a ética?

A importância da moral para a ética é que para ser ético, é necessário ter sua moral positivada. A moral é o objeto da ética; é o conjunto de normas adquiridas pela habito reiterado de sua pratica (costumes), por ser um comportamento humano. Para ser ético tem que ser humano e ter moral. Por isso a ética sem moral não existe.

A moral empresta seus valores para a ética, a ética está dentro da moral.

3. Explique a teoria dos deveres.

É a deontologia Forense. Estudo dos deveres, seu estudo fundamental é vindo da ciência e consciência.

4. Existe diferença entre regras consuetudinárias de educação de estilo em relação às deontológicas?

Sim, porque a deontologia impõem normas éticas e comportamentais (moral positivada). Já as regras consuetudinárias são de cumprimento espontâneo (consciência individual).

Deontologia: código de conduta sobre pena de sanção.

5. O bom senso, a prudência, a discrição, a retidão, a civilidade são coisas que não se podem ensinar com um elenco de preceitos (mandamento) ou, com casuísticas (de estudos de casos de consciência). O que quis dizer o autor quando diz contextualmente “em tempos de consciência (paralisada) em letargia ou de freios atenuados (enfraquecido) pela impossibilidade de qualquer proibição, talvez a dicção esteja a merecer complemento”.

Situação inerte, sociedade está sem freio ético e moral, perdeu-se ás referências de ética e moral, as pessoas estão desorientadas, precisamos criar normas especificas para que as pessoas sejam ensinadas e educadas e assim conseguir restabelecer a ordem e ter discernimento de valores.

6. O que importa a educação continuada como principio deontológico?

Segue os valores éticos na cultura forense, o profissional atualizado seguirá com maior cautela, e terá independência profissional, cultura e poder, razão pela qual se tentarem te prender ou tirarem sua independência você terá força penal para se defender.

7. O que importa agir segundo a ciência e a consciência?

Agir com a ciência é ter conteúdo. Agir com consciência é adquirir o conhecimento e aplica-lo para o bem.

Ciência vem com o conhecimento, a pessoa terá mais opções para tomada de decisões, a ciência muda a consciência, ela (ciência) da respaldo para a consciência.

8. A consciência é limite deontológico?

Não. Porque uma consciência enferma ou mal orientada, poderia conduzir o ser humano a errar ou se equivocar, ela não é o último e nem o critério absoluto para a deontologia.

Não pois a ciência é falível.

9. Explique a infalibilidade da consciência para Emmanuel Kant.

Para Emmanuel Kant, o homem é falível, a criatura tem uma fissura intrínseca chamada por Kant de mal radical, o homem pode ter uma consciência vulnerável e não inclinada naturalmente ao bem.

10. Se o conceito de conduta ilibada é impreciso, explique.

É impreciso, pois, não se pode prever uma boa conduta alheia, visto que conduta ilibada é manter uma conduta que está em nossa consciência e deve ser exteriorizada.

11. O que significa dignidade e decoro?

Dignidade é um grau de valor positivo, é ser honesto, induz um valor de elevação. Decoro é a decência, é ter zelo relacionado a um comportamento que se espera em um determinado local.

Dignidade é referente a uma pessoa, o decoro é quando fere a classe profissional, decoro é o limite mínimo aceitável na conduta de um profissional.

12. O profissional não pode desvincular-se de certo ritual, inspirado na origem da realização do justo, neste sentido explique o principio da correção profissional.

Se o profissional desvincular-se de certos rituais, como não agir conforme os costumes (a vestimenta por exemplo é um deles, o vocabulário, a forma de se tratar outros profissionais), cometendo uma falha conscientemente o profissional tem o direito de ser julgado, ele deve ser corrigido.

Todos princípios tem como fundamento o justo, acima de tudo temos que ser justo.

13. Explique o principio do coleguismo tendo-se em vista, o legítimo e o justo.

O princípio do coleguismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com