TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE MATEMÁTICA BÁSICA

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE MATEMÁTICA BÁSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  3.486 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1/5

O estudo da ética é muito antigo. Já na Grécia Clássica, Sócrates afirmava que a pergunta “como devemos viver nossas vidas?” era a principal questão a ser respondida pela filosofia. É um problema que a ética procura resolver, o que faz dela um assunto importantíssimo. Hoje, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Dentre os inúmeros assuntos relacionados ao tema maior em discussão, não cessam aqueles que analisam os aspectos da vida humana em sociedade e, consequentemente, a construção das crenças e valores dos seres humanos. Nessas discussões alguns termos são empregados com maior recorrência, tais como:

I. Ser humano.

II. Homo sapiens.

III. Homo faber.

Cada um desses termos é descrito em sequência, de maneira aleatória:

A. Aquele que, pelo manejo da técnica, transforma o mundo material e é por ele transformado.

B. O ser humano dotado de inteligência.

C. Ente material, pois possui um corpo, tem instintos e impulsos inconscientes e, principalmente, porque interage constantemente com o meio físico em que habita.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os termos apresentados com suas respectivas descrições.

A

I-A – II-B – III-C.

B

I-B – II-C – III-A.

C

I-C – II-B – III-A

De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.28) o ser humano pode ser visto como um ente material, pois possui um corpo, tem instintos e impulsos inconscientes e, principalmente, porque interage constantemente com o meio físico que habita; o homo sapiens é o ser humano dotado de inteligência; e, o homo faber é aquele que, pelo manejo da técnica, transforma o mundo material e é por ele transformado.

D

I-C – II-A – III-B.

Questão 2/5

Na linguagem corrente as palavras “ética” e “moral” são, muitas vezes, usadas de maneira indistinta, praticamente como sinônimos, mas na linguagem filosófica adquirem significados mais precisos. Historicamente, os romanos optaram pelo termo mores, que significa “costumes”, para traduzir os termos gregos relativos à ética, tendo, assim, surgido a palavra moral. Talvez esteja aí a origem da confusão, já que a língua portuguesa incorporou tanto a palavra de origem grega (ética) quanto de origem latina (moral), atribuindo às duas, praticamente, o mesmo sentido.

Tendo como base as contribuições da filosofia, assinale a alternativa que indica a sequência correta dos fenômenos descritos a seguir.

I. Disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais.

II. Relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana.

III. Estudo de uma forma específica de comportamento humano.

A

I – Ética, II – Moral, III – Ética.

Você acertou!

De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p. 32-33), no campo da filosofia é apropriado utilizar a palavra ética para designar a disciplina, ou a ciência, que tem por foco o estudo das normas morais. Enquanto a moral fica relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana. A ética é o estudo de uma forma específica do comportamento humano, uma ciência que tem por objeto a moral.

B

I – Ética, II – Ética, III – Moral.

C

I – Moral, II – Ética, III – Moral.

D

I – Moral, II – Moral, III – Ética.

Questão 3/5

Uma prova com duas questões foi dada a uma classe de 70 alunos. 20 alunos acertaram as duas questões, 35 acertaram a primeira e 40 acertaram a segunda questão.

Quantos alunos erraram as duas questões?

A

25 alunos erraram as duas questões.

B

Nenhum aluno errou as duas questões.

C

55 alunos erraram as duas questões.

D

15 alunos erraram as duas questões.

Dados: A = 35 e B = 40 Se 20 acertaram ambas, logo A intercessão B é igual a 20, sendo assim vamos ver quantos acertaram cada questão. A = 35 - 20 = 15 B = 40 - 20 = 20 Agora calculando quantos erraram as duas questões: 70 - 20 -15 - 20 = 15

Questão 4/5

Um dos importantes conceitos da matemática é o de conjunto. Este é considerado um conceito primitivo, isto é, tem o sentido usual de coleção ou totalidade de elementos, não precisando, portanto, ser definido a partir de outros conceitos matemáticos.

No que se refere ao conceito e notação de conjuntos, analise as sentenças e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O conjunto é um conceito fundamental em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com