TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Corporativa

Seminário: Ética Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Seminário  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

“ “ Ética corporativa é a maneira de “ser” de uma organização. Significa que sua conduta pública orienta-se por princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil próprio. De uma ética corporativa, reconhecidamente consistente, resulta o efetivo engajamento de pessoas às organizações – o orgulho de pertencer. É imprescindível o sentimento de admiração para que haja identificação com a causa. A ética corporativa retrata a cultura organizacional.”A falta de razoável conscientização para o conceito e a dimensão da ética torna muito complicado a adoção da gestão ética. A ética implica a responsabilidade e comprometimento e, como tal, incomoda aos que querem obsessivamente ganhar e ganhar, mesmo que todos sejam perdedores.

Na estratégia de negociação há sempre um espaço reservado a um mínimo de renúncia às vantagens pessoais. Em relação à ética esse espaço é maior, pois a referência básica é o bem comum.”“O profissional de Recursos Humanos é, por excelência, o educador na empresa e, assim, um agente ético de desenvolvimento, que é um conceito abrangente, envolvendo aspectos sociais, econômicos, tecnológicos, de negócios, mas que terá que atender prioritariamente o homem total. Sem a valorização humana qualquer expansão é transitória.”

O artigo de Orlando Nunes Cosenza e Ilan Chamovitz, apresenta de forma simples a um diagrama de decisão que pode ser aplicado de forma prática e direta em Pequenas e Micro empresas. Assim completando a teoria ética que apresentada por Gomes de Matos, que tem por foco a consciência e essência do indivíduo no meio.

[1] - Entrevista com Francisco Gomes de Matos, Consultor e Autor do livro: "Ética na Gestão Empresarial - da Conscientização à ação". http://adesan.zip.net/; Acesso maio de 2013;

[2] - Cosenza, O. N. e Chamovitz, I. “Ética, Ética Empresarial e Responsabilidade Social: Reflexões e Recomendações”. http://api.adm.br/artigos/wp-content/uploads/2007/07/enegep_7.pdf; Acesso maio de 2013;

[3] Aguilar , F. J. “A Ética nas empresas: Maximizando resultados através de uma conduta ética nos negócios.” Jorge Zarar Editor - Rio de Janeiro - 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com