TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Empresa

Trabalho Universitário: Ética Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância – Sobradinho - DF

Curso de Tecnologia em Logística

Professor: Guilherme Mendes

Ética

Alexandre da Silva Pernambuco RA: 353594

Alex Ruben dos Reis Oliveira RA: 362695

Afonso Flavio da Silva Santos RA: 362693

Wesley Martins Dias RA: 353713

ETAPA 01

A ética profissional e o conjunto de normas morais pelas quais, um individuo deve orientar seu comportamento profissional. A ética e importante em todas as profissões, para que todos possam viver bem em sociedade.

Todos os códigos de ética profissional trazem em seu texto a maioria dos seguintes princípios: honestidades no trabalho, lealdade, rendimento e respeito. O código da ética e um instrumento criado para orientar o desempenho das empresas em suas ações e na interação com seus públicos. Para um envolvimento maior, é importante que a empresa faça um código de ética bem objetiva, para facilitar a compreensão dos seus funcionários.

Exemplo:

No meio profissional quando um colaborador insatisfeito com a empresa por uma norma ou remuneração, que pra ele não e adequada começa a lesar a empresa por sua insatisfação ao invés de agir, de maneira ética pedindo seu desligamento prefere agir ao contrario, ou seja, não sendo ético.

ETAPA 02

a) Ética e os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

b) Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usado continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada individuo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mal.

c) Lei, no sentido jurídico, é uma regra da consulta humana que é imposta e ministrada aos cidadões de um dado estado, nas demais ciências, é uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com certa regularidade.

d) A ética consiste em um conjunto de princípios morais, a moral consiste em um conjunto de regra, só que a moral atua de uma forma interna, ou seja, só tem um alto valor, dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e a lei é aquilo que é justo perante a justiça é aquilo que você pode reclamar que é seu. Elas estão interligadas.

Todas elas são iguais em dizer o que é certo e o que é errado. Vivemos em sociedade, a sociedade deve-nos dos benefícios e segurança, e em troca elas nos limita.

e) Porque o comportamento ético nos negócios é esperado e exigido pela sociedade, pois é a única forma de obtenção de lucro com respaldo moral.

f) Os benefícios são clientes mais leais e satisfeitos.

g) É possível sim, pois atitude ética funciona em qualquer lugar ou situação. Quanto mais ético, maior as chances de sucesso.

Ética

Moral Lei E uma regra de consulta humana aplicada aos cidadões de um estado.

Princípios morais de uma sociedade ou grupos.

Conjunto de regras aplicadas no cotidiano,e usada pelos indivíduos.

Ética nos negócios

Uma forma de obter lucro com respaldo moral.

Possibilidades de lucro

Benefícios

Clientes leais e Satisfeitos.

 Diferentes e semelhanças.

Tem sim por funcionar em qualquer lugar ou situação quanto mais ética mais sucesso.

Etapa 03

1. Por que a ética nos negócios?

Apensar de não idêntico,o conceito de ética nos negócios (ou ética na gestão) surge estritamente relacionado com o conceito de responsabilidade social das organizações.A ética porem considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado,indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não.Por outras palavras,uma actuação ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade.Estes princípios morais constituem regras gerais de comportamento de grande importância para a sociedade que não podem ser estabelecidas ou modificadas pelas decisões de indivíduos isoladamente ou pelos poderes instituídos.No plano empresarial,a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão,isto é,quais as escolhas efectuadas pelos gestores face a uma pluralidade de opções,tendo como plano de fundo a moralidade.

1.1 Quais os benefícios que uma empresa obtém através da ética nos negócios?

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, com sede em Campinas/SP, fundado em 2003 e, neste mesmo ano, qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça.

A missão da instituição é "fomentar a Ética no ambiente empresarial e estudantil, por meio da construção e disseminação das melhores práticas, possibilitando um futuro mais ético e, naturalmente, Sustentável" e a visão é"ser referência na promoção da ética, influenciando e melhorando a maneira de fazer negócios no Brasil".

Para nós "a Ética é a base da Atuação Responsável Empresarial e o passaporte para a Sustentabilidade".

1.2 É possível que as empresas éticas consigam obter lucros com essa prática?

A ética empresarial já não se preocupa apenas ou fundamentalmente com a crítica do comércio e da sua prática. Os lucros já não são condenados juntamente com a "avareza" em sermões moralizantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com