TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na Internet

Artigo: Ética na Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Ética na Internet

A internet abriu ao mundo um grande leque de opções e com ela a sensação de anonimato que tem sido a pólvora de mentiras, difamação, pedofilia, etc.

Um dos principais problemas no uso da internet é o de não se respeitar os direitos autorais e de propriedades intelectual, uma vez que essa sensação de anonimato faz com que as pessoas entendam que precisam buscar as devidas autorizações, ou fazer as citações necessárias de autorias no uso de conteúdos de terceiros. Bem sabemos que somente por meio da legislação vigente é difícil fiscalizar esse tipo de infração, e o rápido avanço tecnológico dificulta ainda mais o acompanhamento das novas exigências legais para o bom uso da internet.

Contudo existem aspectos que auxiliam e pode de certa forma contribuir com a diminuição do uso indevido da internet, e um importante desses é a orientação e educação ética. Por meio da educação ética é possível conscientizar as pessoas que o fato de um conteúdo estar disponibilizado na rede não quer dizer que ele não pertença a alguém, ou que não exista um direito autoral ou intelectual desse conteúdo.

Outro grande problema que a sociedade tem enfrentado com relação a ética ou a falta dela na internet, são as redes sociais, pois elas tem proporcionado a usuários mal intencionados a possibilidade cometerem vários tipos delitos e assim causarem prejuízos a outros.

Podemos até relacionar isso à falta de segurança ou de critérios no desenvolvimento de algumas redes sociais, o que acarretam em vários riscos a seus usuários como: Privacidade e Segurança , retenção de dados secundários , reconhecimento facial , CIBR ( Content Based Image Retrieval ) , utilização de metadados , etiquetagem e imagens que referenciam vários perfis, dificuldades na Eliminação completa de um perfil, SPAM, Vulnerabilidades causadas por Cross Site Scripting (XSS), Vírus e Worms , ataques de Phishing Dirigido, infiltrações em círculos de confiança, difamação por roubo de identidade, perseguições, CyberBullying, espionagem Corporativa/Industrial, entre outros.

As rápidas mudanças tecnológicas dificultam a criação de leis que abranjam todas as questões da internet, por isso é extremamente importante uma educação ética daqueles que futuramente serão os criadores de novos sistemas web, bem como dos usuários dessas redes. Devido a essas dificuldades de regulamentação entendo que deveria ser investidos recursos na educação tecnológica nas escolas e principalmente na família orientando a pais sobre o funcionamento da internet, pois muitos desconhecem ou pouco sabem sobre o assunto, o que impossibilita a orientação de seus filhos quanto ao bom uso da internet.

A internet é uma ferramenta e como qualquer ferramenta existem várias maneiras de serem utilizadas, maneiras certas e maneiras erradas. Aquele que é bem orientado e tem um senso ético radicado em seus princípios saberá fazer bom uso da internet.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com