TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Moral

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E MORAL

RIO DE JANEIRO

2014

Segundo Mario Cortela, ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as questões “quero, devo, poço”. A ética é uma questão exclusivamente humana que pressupõe a possibilidade de escolhermos, decidirmos se vamos fazer algo ou não, se queremos alguma coisa ou não.

Isso é definido através de exemplos, princípios sociais ou religiosos e de normatizações. Depende de uma época, de um grupo de pessoas. Por exemplo, há 20 anos num auditório, algumas pessoas fumariam outras não, há 10 anos haveria uma placa escrito “Proibido Fumar”, hoje em dia não precisa mais. As pessoas introjetaram aquele comportamento social. As vezes aparece como norma, a alguns anos o sinto de segurança passou a ser obrigatório no Brasil e hoje em dia colocamos o sinto sem lembrar da multa.

Não existe pessoa sem ética. O deputado que frauda, o politico que rouba e o professor que engana são profissionais que tem uma ética contraria ao comum, ele é antiético.

Moral é a pratica de uma ética. Ética é a concepção e moral é a pratica. Por exemplo, se eu tenho um principio ético de não pegar oque não me pertence, o meu comportamento moral é seu eu roubo ou não. A moral é relativa.

Clovis de Barro Filho diz que moral é o pensamento livre sobre a vida, é o esforço intelectual que fazemos para escolher o melhor caminho. É um conjunto de princípios que seguimos livremente na nossa vida, aquilo que nos obrigamos a respeitar porque livremente decidimos isso. Na moral, você com você mesmo toma suas decisões.

Por exemplo, você esta num mercado e quer comprar algo pra comer, quando percebe que esta sem dinheiro,  lhe vem a cabeça levar o produto sem pagar. Nesse momento você esta no coração da moral e tem liberdade você com você mesmo de decidir “levo ou não levo”. Quando você se depara com um aviso no mercado que diz “sorria, você esta sendo filmado”. Após ver o aviso decide por não levar o produto, mas agora não é uma questão de moral e sim de prudência ou medo.

Ética, também é um esforço intelectual, porem para escolhermos a melhor forma de conviver, como devemos agir no sentido de não prejudicar a convivência do grupo ao qual pertencemos. É a liberdade que temos para aperfeiçoar a convivência, mudar a organização de forma que passamos a conviver cada vez melhor. Ética tem uma dimensão coletiva e a moral pessoal.

Em ambos os casos a liberdade é condição fundamental, não havendo liberdade não há moral, não há ética.

Um exemplo de falta de ética, no programa “O Aprendiz 4”, em uma das equipes participantes, um dos integrantes chamado Eduardo, demonstrou não se preocupar com as consequências de seus atos. Para alcançar seus objetivos ele faria de tudo. Numa determinada tarefa do programa, após tentar sem sucesso conseguir uma autorização, a equipe monta uma tenta em espaço publico e comete uma ação ilícita (faltando com o dever de diligencia). Por mais que a intenção tenha sido de fazer a tarefa a todo custo, a ética é uma linha que esta acima de tudo, e que não deve ser ultrapassada. Devemos sim lutar e nos esforçar mas sempre com ética e dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com