TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Moral

Por:   •  16/11/2015  •  Dissertação  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e Moral

A ética do ponto de vista teológico pode ser definida como uma “reflexão sobre a conduta humana”, possibilitando a liberdade de julgar os comportamentos e fatos como sendo certos ou errados e mesmo toleráveis. Desta maneira se distinguem os atos éticos e antiéticos.

Vista em duplo aspecto, a ética pode ser subjetiva ou objetiva, subjetiva no que se refere ao caráter, as características provenientes do temperamento de cada indivíduo, o que cada um traz de próprio, e objetiva, ou seja, o que é hereditário ou fruto do meio em que se vive, como os costumes e tradições, independente de raça, cultura e religião.

A moral não tem menos importância que a ética, pois vem a ser como que um conjunto de leis que regem uma sociedade, sejam quais forem os indivíduos que a componham, pois toda organização possui diretrizes, normativas a serem observadas, e o fato de observá-las ou não constituem o que podemos chamar de ações morais ou imorais.

O ser humano é a única criatura racional, com de liberdade de ação, ou seja, possui livre-arbítrio, que lhe dá a capacidade de ser autônomo de suas ações, podendo fazê-las ou não, respondendo por seus atos voluntários, usufrui dos bons e sofre as consequências dos maus.

Ser livre não é fazer o que se quer, mas mediante a capacidade de optar pelo que lhe apraz, o homem é livre de fazer o que lhe dará mais segurança e proveito, sem prejudicar o bem e a ordem comum. Optando pelo que possa trazer danos, tanto a si próprio como para o meio, fere a ética e a moral.

Atualmente se tem levantado vários movimentos em prol da liberdade, dos direitos humanos, mas como pode se considerar como bem ações que podem levar o homem a uma alto-destruição, seja moral ou física? Acaso um pai consciente de sua condição, dará uma arma para seu filho, apenas pelo fato de que ele é livre para fazer o que quer? O homem não é livre de cometer um homicídio, entretanto, pessoas lutam pela legalização do aborto, que além de homicídio é uma covardia? Formule a resposta na mente de cada pessoa consciente da dignidade de ser racional, de cada indivíduo que age conforme a moral, movido pela ética, que unidos constituem a imagem da pessoa humana.

Bibliografia

DANIEL,E.; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 2013. Caderno de Referência de Conteúdo e Unidade 7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com