TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Deus no Mundo Real

Por:   •  23/3/2022  •  Resenha  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Resenha crítica

O livro Deus no Mundo Real tem como subtítulo “Segredos para viver o cristianismo na sociedade moderna”. É de autoria de Jon Paulien, publicado em 2008 pela editora Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, possui 168 páginas, contendo introdução, desenvolvimento do tema e conclusão, dividido em seis capítulos, dispondo como foco a salvação em um nível pessoal e o poder do evangelho no contexto em que vivemos.

A obra Deus no Mundo Real foca na construção do cristianismo básico e prático, elaborando e apresentando mecanismos que ajudam o leitor a ter uma real experiência com Jesus, um relacionamento sólido que gere motivação, impulso e sentimentos profundos para desempenhar seu papel na obra a pregação do evangelho no mundo em que vivemos, sendo comprometido com Ele e saindo da sua zona de conforto para apresentar a Verdade que o atraiu a outras pessoas.

A narrativa visa conduzir o leitor à compreensão de que o fundamental da vida para o ser humano é saber o valor que ele possui e esse valor implica na auto-estima e como nos sentimos em relação a nós mesmos, valor construído em uma das três características: o que você tem, o que você faz, quem você conhece. Mas a melhor base para entendermos nosso valor pessoal corresponde à relação perfeita que podemos ter com Jesus.

O ponto de partida é compreender que se baseamos nosso valor naquilo que possuímos através do acúmulo de bens resultará mais cedo ou mais tarde em descobrir que as coisas tendem a serem desvalorizadas por nós mesmos e pelos outros, em virtude de sempre surgir novas coisas acumula-las, havendo, assim, uma psicoadaptação com tudo aquilo que foi adquirido e consequentemente a perda do seu valor e significado após o êxtase da compra/aquisição.

 Construir nosso valor com base no desenvolvimento pessoal/desempenho resulta em constante insatisfação, ainda que os resultados sejam bons, a satisfação da realização não perdura, pois sempre será cobrado mais. Avaliar também o valor pessoal baseado nos relacionamentos e opiniões/avaliações que as pessoas têm a respeito de nós é muito frágil, nocivo e prejudica a auto-estima, pois podemos ser constantemente decepcionados. Ademais o valor recebido pelos relacionamentos tende a ser temporário, instável e fugaz.

Assim, nosso valor deve estar alicerçado na relação perfeita, num parceiro ideal, em alguém que tenha valor genuíno e inerente, que conheça tudo a nosso respeito, que nos ame como somos e que nunca morra. Esse alguém é Jesus, é Ele quem preenche todas as qualificações daquele que necessitamos e ser amado por Ele nivela os altos e baixos de nossa experiência, nos deixa livres da necessidade de mostrar quem somos aos outros e nos dá paz acerca de quem somos, pois quando amado por alguém assim não nos importamos com que os outros pensarão a nosso respeito.

Este senso de valor ligado a Jesus é a base para uma liberdade genuína, dá um valor pessoal que faz com que a vida valha a pena ser vivida. Ele é a verdadeira Fonte do valor pessoal e a menos que nosso senso de valor se estabeleça no relacionamento com Ele, seremos forçados a busca-lo em algum outro lugar e os resultados não serão satisfatórios.

Dentro deste prisma de desenvolvimento do valor pessoal baseado na relação com o amigo Jesus é ratificado que o evangelho não só faz a diferença, mas é a única solução sólida e perpétua para a principal questão da existência humano e através de uma saudável auto-estima nos tornamos o tipo de pessoa que precisamos e desejamos ser.

A partir desta premissa conclui-se que a vida sem Deus resulta na insegurança e baixo valor pessoal que acarreta em atribuir valor àquilo que temos, ao que conseguimos realizar e a quem conhecemos, mas o evangelho cria uma nova auto-imagem baseada em Jesus, no Seu amor por nós e nos ensina que somos pecadores e salvos somente pela graça, para que assim não nos afastemos dEle e não nos engradecemos através de nossos próprios esforços, além de nos encorajar para utilizar nossas energias em realizações que sejam realmente importantes para nós e para o mundo.

Se quisermos alcançar e levar pessoas secularizadas a se relacionarem com Deus é necessário que nós mesmos mantenhamos e desenvolvamos este relacionamento com Ele através de uma vida de estudo da Sua Palavra escrita, mas de forma prática, onde o que estudamos seja relevante para a vida de cada dia, seja concentrado na pessoa de Jesus e não seja algo apressado, mantendo essa rotina de estudo de forma diária. Ademais, em se tratando de relação com Deus é imprescindível que tenhamos uma vida de oração, algo que seja sincero, genuíno e expresse de fato todos nossos sentimentos e pensamentos, dando ênfase na gratidão e na alegria que é pertencer a Deus, sempre permitindo que Ele responda nossas orações.

Para manter qualquer relacionamento saudável é necessário dedicarmos tempo a ele, com Deus não é diferente, e para mantermos a fé num mundo secular é necessário que aquilo que aprendemos passando tempo com Deus seja aplicado de forma prática, compartilhando essa experiência com todos no ambiente em que vivemos, demonstrando a preciosidade e diferença do estilo de vida que possuímos.

A perspectiva do autor é bastante pertinente no tocante à essência da vida e do relacionamento com Deus, algo que sai do prisma teórico e entra no fator prático. De forma bastante pedagógica é demonstrado que não existe vida cristã sem relacionamento com Deus através da oração e do estudo da bíblia, oferecendo sugestões práticas para tornar a oração uma parte mais dinâmica da experiência de cada dia, e a consequência natural desse relacionamento é sair da zona de conforto para alcançar novas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com