TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

О Panathinaikós Atlético Clube

Artigo: О Panathinaikós Atlético Clube. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Artigo  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

O Panathinaikós Atlético Clube (em grego Παναθηναϊκός Αθλητικός Όμιλος, transl. Panathinaikós Athlitikós Ómilos) é um clube de poliesportivo de Atenas sendo um dos maiores da Grécia. Fundado em 1908, o clube disputa o Campeonato Grego de Futebol e é um dos clubes mais antigos da Grécia. É conhecido no seu país de origem por suas iniciais (PAO), e tem como emblema um trevo de três folhas (Τριφύλλι). Em português, Panathinaikos quer dizer "de toda Atenas" (Panateniense).

É o maior vencedor entre os clubes gregos considerando todos as modalidades esportivas. Possui 3 equipes profissionais que operam independentemente: a equipe de futebol, basquete e vôlei.

o único clube grego a participar da final da Copa dos Campeões da Europa, fato que ocorreu em 1971. O clube perdeu para o Ajax pelo placar de 2 a 0, no estádio de Wembley, em Londres. Também atingiu por duas vezes a fase semifinal da competição (posteriormente nomeada Liga dos Campeões da UEFA. Em 1986 perdeu para o Liverpool e em 1995 foi eliminado pelo Ajax.

Ainda em 1971, como o Ajax desistiu de disputar a final da Taça Intercontinental, o Panathinaikos ganhou o direito de disputá-la, porém foi derrotado pelo Nacional do Uruguai. Os placares dos jogos foram 1 a 1 na Grécia e 2 a 1 para o Nacional no Uruguai.

Até a temporada 2004, mandava os jogos no seu estádio Apóstolos Nikolaídis, porém devido às melhorias promovidas devido às Olimpíadas de Atenas, passou a mandar seus jogos no estádio olímpico da cidade, o OAKA Spyros Louis. Seu maior rival no país é o Olympiakos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com