TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Romana

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA ARTE

Roma Antiga

        Com o estabelecimento da civilização romana por volta de 1.000 a. C. oriunda, principalmente dos povos Etruscos, parte da Mitologia Grega é apropriada pelos romanos, o que inclui o próprio mito de surgimento de Roma com os gêmeos Rômulo e Remo sendo amamentados por uma loba, a deusa Lupa.

        A arte romana, embora surgida da arte Etrusca, tem muito da arte Grega, uma vez que os artistas gregos, com a Grécia dominada por Roma, se puseram a trabalhar para esta última. Um dos diferenciais mais notáveis estaria na arquitetura caracterizada por arcos, abóbodas e cúpulas, uma vez que a arquitetura grega era toda embasada em colunas. Templos, basílicas, estradas, aquedutos, átrios e arenas buscavam transmitir a ideia de força e grandeza material enquanto tinham estruturas utilitárias.

        Na escultura, os romanos avançam com o Retrato, um gênero que não era usado pela Grécia. Nos trabalhos gregos, procurava-se realizar uma idealização da figura a ser representada. Já em Roma, buscou-se representar o sentido real das personalidades que inspiravam as obras, sendo este, o principal destaque no contexto da arte visual romana. Os romanos também optaram por proclamar vitórias e contar a história de suas campanhas militares quando Trajano, mandou construir uma coluna gigantesca onde está esculpida toda a crônica ilustrada de suas guerras e vitórias na Dácia (atual Romênia).

        Enquanto a pintura grega se dedicava aos vasos, a pintura e os mosaicos romanos em geral, eram realizadas em paredes, muros e pisos. A maior parte das pinturas romanas reminiscentes que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano. Os temas das pinturas poderiam ser desde simples ilusões de janelas abertas com paisagens de animais, aves, etc. formando um mural até a representação fiel da realidade e a imitação de um cenário teatral como as tragédias gregas.

        Partindo dessa síntese da arte Romana, até 476 d.C. onde se finda o Império Romano com a Queda de Constantinopla pelos Bárbaros germânicos, todas as culturas que tiveram contato com Roma, acabaram levando algum aspecto dessa arte de volta para casa, seja na pintura, na arquitetura, ou na escultura. Transportando, assim, o legado das técnicas romanas até os dias correntes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com