TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caixa Surpresa Piloto

Por:   •  20/9/2021  •  Ensaio  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DEI- NEIM PROFESSORA MARIA BARREIROS

DIRETORA: Fernanda Pires

GRUPO DE AÇÕES COMUNICATIVAS PRÉ-ESCOLA

PROFISSIONAIS: Elane Rita, Manuela da Silva Estanislau, Sandra Lamego, Rosangela Ramos.

PLANEJAMENTO

        A ação comunicativa da semana de 26/04 até 30/04, a ser postada para as famílias na semana de 03/05 até 07/05, consiste na construção de uma caixa surpresa. A caixa surpresa é uma caixa com um orifício por onde cabe a mão da criança que tenta adivinhar o que tem dentro.

        Nessa ação a caixa surpresa pode apresentar:

- elementos de higiene como o álcool 70% e o sabonete líquido e desencadear uma conversa sobre os cuidados de higiene para nos prevenir dos vírus e doenças;

- uma fruta ou vegetal que seja diferente e propor uma exploração de novos sabores e ampliação do repertório alimentar;

- a foto de um parente ou amigo que a família não vê há algum tempo e gerar uma conversa sobre as saudades e outras emoções que sentimos.

- um livro para ser lido juntos;

A caixa poder ser um lugar onde deixamos nossos sentimentos ruins quando não nos sentimos bem. Ela pode ser uma surpresa da criança para outra pessoa da casa e partilhada entre várias pessoas. Enfim, são muitas possibilidades.

Para apresentar a caixa surpresa para as famílias as profissionais do grupo das ações comunicativas para pré-escola vão criar suas caixas, fotografar o passo-a-passo da criação e apresentar como brincar, através das fotos – sugestões do que tem na caixa: higiene, alimentação, saudades e leitura. A professora Mauren fará posteriormente a edição do vídeo, produto final dessa ação comunicativa.

JUSTIFICATIVA

        Em reunião online, as profissionais decidiram elaborar uma ação comunicativa utilizando caixa de papelão para construir uma caixa surpresa. O uso da caixa surpresa no ambiente do NEIM é muito comum por ser um elemento que atrai a curiosidade das crianças e poder comportar uma série de abordagens, desde a exploração sensorial pela criança, a apresentação de uma nova história ou brinquedo pelo professor, a experimentação de novos alimentos, entre tantas outras possibilidades.

Optamos pela caixa de papelão ou caixa de sapatos por ser um material de fácil acesso e não requerer investimentos das famílias que desejarem reproduzir a ação comunicativa no ambiente doméstico.

As profissionais também debateram sobre a importância de propor ações que envolvam adultos e famílias no lar, fortalecendo os vínculos, relembrando momentos vivenciados na unidade educativa e proporcionando novas descobertas a partir do que é proposto. Nossa preocupação com o pleno desenvolvimento das crianças em isolamento social nos impulsiona a ousar quando solicitamos que a família disponha de tempo, dedicação e cuidado com a reprodução em casa da proposta elaborada, mas em momento algum transferimos a docência para a família, uma vez que explicitamos o passo-a-passo para construir a ação, explicamos os objetivos da proposição e esperamos pelo retorno das famílias através dos whats das turmas.

         

OBJETIVO GERAL:

Construir uma caixa surpresa com caixa de sapatos ou de papelão e orientar sobre como se brinca.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

●        Estimular a curiosidade, criatividade, imaginação e a brincadeira em casa;

●        Promover o envolvimento entre criança e responsável na realização da ação no ambiente doméstico;

●        Incentivar o uso da caixa surpresa para novas descobertas e diálogos em família;

●        Trazer as famílias para mais perto dos profissionais que estão em tele trabalho;

ROTEIRO PARA O VÍDEO

        Cada profissional do grupo encaminha fotos do:

- passo-a-passo da construção da caixa surpresa, os materiais que usou;

- como brincar. Tirar objetos de dentro da caixa que tenham relação como higiene, alimentação, saudade, literatura, etc.

DIVISÃO DE TAREFAS:

Planejamento: Manuela.

Registro reunião: Elane.

Edição: Mauren.

Pesquisa: Rosangela e Sandra.

TEXTO PARA NARRAÇÃO DO VÍDEO 

Olá crianças e famílias!!!

As professoras nesse vídeo, irão mostrar para vocês passo a passo a produção de uma caixa surpresa, feita por cada uma delas com diversos materiais. Sim! Aquela caixa que muitas vezes nós brincamos no Neim para descobrir o que há dentro dela!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (194.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com