TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Tombamento

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

GLAUCO OLIVEIRA DINOAH

JOSÉ HUMBERTO BELIZÁRIO

JÚLIA CARVALHO DAVID

MARIANA PIERROTT MACÊDO

PROPOSTA DE TOMBAMENTO

                                     

      Goiânia

Março de 2019

       

EDIFÍCIO ESCOLHIDO: ESTÁDIO SERRA DOURADA

[pic 2]

Este trabalho consiste na apresentação de uma carta com fundamentos que justifiquem o pedido de tombamento do Estádio Serra Dourada, projetado por Paulo Mendes da Rocha ,  localizado no município de Goiânia-GO.

 

Goiânia

Março de 2019

Carta para abertura do processo de tombamento do Estádio Serra Dourada

  • Sobre o edifício:

O edifício escolhido pelo grupo como alvo do pedido de tombamento foi o Estádio Serra Dourada, um dos cartões postais da capital goiana, localizado entre a rodovia BR-153 e a Avenida Fued Sebba. Esse edifício foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Prêmio Pritzker de 2006) e teve sua construção iniciada em 1973,  e inaugurado ainda no ano de 1975, precisamente, no dia 9 de março. Já ficou no top 10 entre os maiores do Brasil, ocupando a sétima posição. Originalmente possuía uma área construída de 160 mil metros quadrados e capacidade para cerca de 50 mil espectadores.

  • Ficha Técnica:


Local: Goiânia-GO
Ano: 1973/1975
Área total: 500.000 m²
Área construída: 160.000 m²
Projeto de Arquitetura: Paulo Mendes da Rocha

  • Justificativa:

O grupo acredita que o estádio deve ser tombado devido a sua importância arquitetônica e também devido a sua influência tanto em escala regional, quando nacional. Em questão arquitetônica, o edifício foi projetado por um arquiteto bastante importante: Paulo Mendes da Rocha, que recebeu o reconhecimento do Riba por sua significativa contribuição à Arquitetura. Em Goiânia, Paulo Mendes desenvolveu o projeto arquitetônico de 4 edifícios: do estádio Serra Dourada, Jóquei Clube, além da rodoviária da capital e de uma residência na rua 83, no Centro, mais tarde transformada em uma agência do Banco do Brasil. Atualmente, todos eles encontram-se em estado de preservação precário, e deveriam ser revitalizados.

Um dos destaques do projeto do estádio é a cobertura, Paulo Mendes da Rocha tirou partido da leveza, tratando-a em balanços. No interior do Serra Dourada, o arquiteto instalou dois grandes jardins que dialogavam com as áreas verdes externas. Ainda na área interna, os grandes vão obtidos pelos pilares redondos dispostos proporcionalmente trouxeram a sensação de harmonia. O concreto armado dá forma ao edifício, composto por pilares ritmados, vigas contínuas, planos de marquises e arquibancadas. O acabamento em concreto aparente é uma característica da sua arquitetura modernista. Contudo, imponente, a construção adquiriu um caráter monumental na paisagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (129.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com