TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Curta Metragem de Pablo Villaça

Por:   •  2/4/2020  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  3.137 Visualizações

Página 1 de 3

Baseado nas aulas sobre ética e moral e no curta: “A Ética”- Pablo Villaça, tornou-se possível o aprendizado sobre ambos os conceitos.

O curta - metragem evidencia a diferença entre ética e moral, que consiste na seguinte definição segundo o dicionário Aurélio: ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem á conduta humana susceptível de qualificação de vista do bem e do mal seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”, já a moral é definida como: “preceito e regra que, estabelecidos e admitidos por uma sociedade, regulam o comportamento de quem dela faz”. Sob essa perspectiva, “A Ética”- Pablo Villaça retrata um matador profissional diante de sua vítima, que durante o curta, defende ser um cidadão ético, visto que está cumprindo o que lhe foi proposto, mostrando, assim, uma ética profissional. Ele ainda ressalta que apesar de ter alguns “meninos” que cobrem mais barato, os mesmos não tem essa ética de cumprir o combinado, sendo comprados por mais dinheiro, só que isso não acontece com esse matador, gerando um ciclo com vários clientes para o mesmo, pois quem é morto acaba pedido para matar o mandante. Apesar disso, a ética defendida pelo assassino, vai de encontro com a moral, pois perante a sociedade, sua profissão é imoral.

Outrossim, cabe salientar os conceitos estudados nas aulas. Assim sendo, vale discernir ética de moral segundo as conclusões de estudo. Desse modo, ética seria uma reflexão sobre a moral, de forma individual, enquanto a moral seria o conjunto de regras impostas pela sociedade e que orienta as pessoas.

Todavia, segundo o filósofo grego Aristóteles: “ O homem é por natureza um animal social.”. Destarte, também torna-se perceptível a definição do filósofo Adolfo Sánchez Vasquez, ao qual demostra que a ética não nasce com o ser humano pois ela é: “adquirida ou conquistada por hábito’. Ou seja, tanto a ética quanto a moral sofrem influência da cultura e consequentemente do meio em que vivem.

O ser humano é dotado de inteligência, vontade e sentimentos, sendo um dos únicos animais que possuem a capacidade do discernimento, ou seja, saber diferenciar as coisas boas e más perante sua cultura, sofrendo influência da moral e principalmente da ética. Dessa forma, ações podem ser éticas e morais para determinada cultura e imorais, anti-héticas para outros. Um exemplo, seria o não uso de hijab por mulheres, que seria imoral para os mulçumanos mas para o resto da população  seria normal.

No filme, fica evidente que o matador possui uma ética profissional, pois segundo o site meus dicionários, a definição desse conceito é; “conjunto de normas e valores de relacionamento e comportamento, que são adotados no ambiente de trabalho”. Por conseguinte, o personagem cumpre com esses requisitos, pois ele realiza o combinado, mesmo diante da proposta da vítima que seria pagar mais do que o mandante, se ele não o matasse. Assim sendo, vale elucidar sobre a primazia do trabalho, já que consiste em uma atividade que o homem realiza para sobreviver, ganhar a vida. É de suma importância ressaltar que mesmo o trabalho de assassino profissional não seja visto como ético e moral na sociedade, essa profissão é uma maneira de primazia do trabalho, porque é a forma que ele encontrou para ganhar seu  ganha pão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com