TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EJA no Brasil

Por:   •  7/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

        O que conhecemos atualmente como Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil tem suas raízes ainda no período colonial, em que os jesuítas notaram a necessidade da alfabetização para a catequização da população do país. Porém, tornou-se alvo de maior interesse e estabeleceu-se de maneira mais efetiva a partir da década de 1930, com uma série de campanhas e iniciativas governamentais e pedagógicas para a ampliação da escola formal, principalmente para a zona rural.

Após uma série de tentativas e fracassos, Paulo Freire propôs na década de 1950 uma nova pedagogia, que considerava a realidade do educando no processo de ensino, porém, com o Golpe Militar em 1964, o pedagogo foi exilado e foi implantado um programa de alfabetização funcional, o MOBRAL. Em 1974, foi implantado o CES (Centro de Estudos Supletivos), que dava oportunidade de uma certificação rápida, mas superficial, com um ensino tecnicista e autoinstrucional.

A LDB de 1971 limitava o dever do Estado em oferecer ensino a crianças de 7 a 14 anos, porém reconhecia a educação de adultos como direito de cidadania. Já em 1988, a Constituição passou a garantir o Ensino Fundamental gratuito e obrigatório para todos.

Apenas com a LDB de 1996, o antigo ensino supletivo adotou a atual nomenclatura e ganhou um sentido mais amplo: preparar e inserir ou reinserir o aluno no mercado de trabalho, garantindo uma educação de qualidade a todos, inclusive os que não tiveram acesso à mesma na idade certa.

Neste trabalho, iremos abordar uma série de questões ainda problemáticas no campo da Educação de Jovens e Adultos, provenientes de seguidas políticas educacionais falhas ao longo dos anos nas diversas etapas da educação básica, tornando-se  obstáculos para o avanço da EJA no Brasil.


EJA- Educação de Jovens e Adultos

Em nosso país, existe um grande contingente populacional considerado de “necessidade de atendimento educacional tardio”, tanto por não terem condições de acesso à educação ou que a tiveram de maneira insuficiente, não conseguindo concluir as etapas da Educação Básica. Entre eles, encontram-se os analfabetos, os analfabetos funcionais e aqueles que tiveram os estudos interrompidos, tratando-se ainda de um problema no campo educacional. Apesar das taxas de analfabetismo terem decrescido no período entre 1991 e 2006, houve uma diminuição nos últimos tempos e o número de analfabetos continua elevado.

Pesquisas apontam que a recente redução dos índices de analfabetismo está diretamente relacionada à democratização do ensino e ao acompanhamento através de programas voltados às crianças e adolescentes, e não das Políticas Públicas voltadas aos jovens e adultos, cuja média de anos estudados entre os maiores de 15 anos atingiu a média de 7,2, sendo que no Sudeste essa média sobe para 7,9 e no Nordeste a mesma cai para 5,8 anos - bem distante da média mínima obrigatória de 8 anos estabelecida pela constituição de 1988. Cerca de 24,9% dos brasileiros ainda são considerados analfabetos funcionais.

Na mesma medida em que se encontram tais índices preocupantes, ainda há a dificuldade de acesso dos jovens e adultos ao ensino, estando diretamente ligada à desigualdade social, já que esta população de baixa escolarização encontra-se nas zonas de maior pobreza do país, possuindo também diversas matizes e combinações: há mais analfabetos na zona rural (25%) do que na zona urbana (8,4%), entre os negros (15,4%) do que entre os brancos (7%). Entre as pessoas a partir de 40 anos, o índice é de 19%, comparado aos 2,9% registrado entre os jovens entre 15 e 24 anos, mostrando que houve limitado acesso dessa geração mais velha à escola.

Entre os anos de 2000 e 2005, houve um aumento na quantidade de instituições que ofereciam vagas na modalidade da EJA, devido à expansão da rede municipal, instituída na constituição de 1988, que divide entre o município, o estado e a união a responsabilidade de oferta de cursos a nível fundamental para este público-alvo. Mesmo assim, cerca de apenas 24,3% das escolas da rede pública ofereciam essa modalidade em 2005, e a taxa de acesso ainda é baixa, encontrando-se abaixo de 10%. Porém, quando são inseridas as estatísticas de matricula na escola regular, a taxa de cobertura sobe para 34% da demanda potencial, onde há um grande contingente de jovens que sofreram reprovações ou abandonaram os estudos e encontram-se em defasagem na relação idade-série.

Outro dado preocupante aponta que a cada 100 pessoas que passam pelos programas de alfabetização destinado à esse público ingressam nos programas de EJA, sendo essa primeira etapa apenas um pequeno passo do processo que deveria ter continuidade.

No que se refere à motivação para a retomada dos estudos, 70% responderam que era para voltar a estudar ou concluir de maneira mais rápida os estudos. Apenas 19% busca através do mesmo conseguir melhores condições de trabalho. Já entre os motivos para a não conclusão do curso, a maioria responde se tratar da incompatibilidade de horário de trabalho e de afazeres domésticos, ou então dificuldade de acesso ao mesmo devido à ausência de oferta nas proximidades de sua  residência, à dificuldade de acompanhamento e por fim, desinteresse, mostrando que a inadequação do curso às necessidades do público-alvo ainda é um grande problema a ser resolvido.

As iniciativas recentes

Durante a discussão da Educação de Jovens e Adultos na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-88 e a articulação dos movimentos sociais e instituições educacionais, houve uma série de avanços, conseguindo inserir o direito à educação de jovens e adultos no capítulo referente aos direitos dos trabalhadores. Criaram-se uma série de expectativas de que a EJA teria maior destaque e passasse a receber maiores investimentos, porém, com a Emenda Constitucional 14/96 durante o governo FHC, a prioridade foi concedida ao Ensino Fundamental de crianças e consolidou-se uma tendência à descentralização do Financiamento e dos Serviços, e a EJA passou a ocupar uma posição à margem das demais. Na prática, houve um enfoque nacionalista desfavorável ao aumento com Gasto Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com