TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA EJA NO BRASIL

Por:   •  13/5/2016  •  Artigo  •  9.355 Palavras (38 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB[pic 1][pic 2]

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV – CONCEIÇÃO DO COITÉ

MUNICÍPIO: SANTA LUZ

ELIANE DA SILVA CERQUEIRA

MARIA HELENA FERREIRA DO NASCIMENTO

MÔNICA OLIVEIRA DA CUNHA

LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM PROCESSO SOCIOCULTURAL NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS

Santa Luz – BA

2014

ELIANE DA SILVA CERQUEIRA

MARIA HELENA FERREIRA DO NASCIMENTO

MÔNICA OLIVEIRA DA CUNHA

LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM PROCESSO SOCIOCULTURAL NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS

Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do Departamento de Educação, Campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Município: Santa Luz, como requisito parcial de avaliação para obtenção da graduação em Pedagogia - Licenciatura.

 

Orientadora: Profª Joselita Alves Gabriel da Silva.

Santa Luz - BA

2014

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus, por direcionar os nossos passos e não nos deixar desistir quando o desânimo se faz presente. Com Ele somos mais vencedoras! Ele nos proporcionou força, coragem, persistência e determinação para vencermos todos os obstáculos e conquistarmos novos conhecimentos em prol de aperfeiçoarmos a nossa prática pedagógica.

 Agradecemos a todos os professores, aos coordenadores e gestores, que contribuíram para a nossa formação, em especial a Epitácio que com seu jeito meigo não mediu esforços para atender aos nossos anseios com muita disponibilidade.

À nossa família, por não terem medido esforços em fazer o melhor por nós.

A todos os nossos colegas que estiveram diretamente nos proporcionando momentos de companheirismo, alegria, amizade e determinação para enfrentarmos juntos esta jornada, abraçando a vida e os estudos, compartilhando ideias durante essa caminhada.

A nossa professora orientadora Joselita, por dedicar parte do seu tempo em nos ajudar, contribuindo com seus conhecimentos e acreditando na nossa capacidade.

 “O brinquedo (...) não tem função apenas de dar prazer à criança, mas de libertá-la de frustrações, canalizar sua energia, dar motivo a sua ação, “Explorar sua criatividade e imaginação.”

 Celso Antunes

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................. 06

  1. O Lúdico e o Desenvolvimento Humano.......................................................... 08

2  O Lúdico na Educação Escolar........................................................................... 11

 2.1 O lúdico na Educação Infantil............................................................................. 12

  1. O Lúdico e o processo de alfabetização.............................................................. 15

3 Jogo, Brinquedo e Brincadeira .............................................................................. 21

3.1 Brincadeiras tradicionais infantis e de faz-de-conta ........................................... 27

3.2 A utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de alfabetização............................................................................................................. 29

Considerações finais.............................................................................................. 34

Referências.............................................................................................................. 37

RESUMO

Esta monografia discute a ludicidade na alfabetização, demonstrando as suas contribuições na formação dos educandos, com ênfase no processo sociocultural desenvolvido nessa fase de aprendizagem. Apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Kishimoto, Piaget, Winnicott e outros. Estes autores mostraram o quanto é importante o brincar na vida das crianças em processo de alfabetização. Nessa perspectiva, foi feita uma reflexão acerca do brincar na educação, demonstrando a utilização de jogos, brinquedos e brincadeira na prática pedagógica dos professores no processo ensino-aprendizagem, visando compreender a importância do lúdico para a formação dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE: ludicidade, ensino-aprendizagem e alfabetização.

INTRODUÇÃO

O início do século XX foi marcado por inovações tecnológicas e pedagógicas que objetivam tornar o processo educativo mais eficiente e mais significativo para o indivíduo. A criança ganha então destaque no modelo educacional que passa a ser amplamente defendida por educadores que criticavam o quanto a escola estava dissociada da vida e que, portanto, não atendia às reais necessidades de quem a frequenta.

Uma dessas necessidades infantis diz respeito ao lúdico, que é fundamental para o desenvolvimento da criança, não só físico como também psicológico e social. A partir desse entendimento, a escola contemporânea vem se preocupando em inserir o lúdico no processo educacional em prol de viabilizar o ensino-aprendizagem prazeroso, dinâmico, aguçando os interesses dos educandos em participarem de atividades diversificadas, com projetos voltados para a realidade social na qual estas se organizam. Portanto, faz-se necessário elaborar projetos com ações voltadas para atividades lúdicas, que proporcionem o espírito de cooperativismo, desenvolvendo gradativamente valores como respeito mútuo, auto aceitação e solidariedade, que são essenciais para a vida das pessoas em seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.8 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com