TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação em Moçambique depois da independência

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 13

Dedicatória

A Deus que dedico não somente este trabalho, tudo mais que possa vir conquistar. Aos meus pais Barau Tomo e Marieta Bando por serem provedores do meu sustento e educação, tudo isso contribuiu para o meu crescimento.

Aos meus irmãos Augusto, Pinto, Rosário, Isaías com suas esposas e minhas irmãs Suzana, Epifania Esdras, desejo lhes felicidade e força que alcance aos seus ideais.

Ao conferêncista da cadeira de Pratica Pedagogica Geral que esta sempre ao meu lado e com quem posso contar, obrigado pela dedicação, compreensão e principalmente sempre me incentivando na busca do conhecimento, para neste trabalho.

Agradecimento

Endereço os meus agradecimentos primeiramente a Deus por me ajudar a ter meios mais práticos na elaboração deste trabalho, foi graças a ele me dando a força necessária para que conseguisse ter essas fontes brevemente. Para todos aqueles que de maneira direita e indireita tornaram este trabalho uma realidade. Um agradecimentos a meus parentes e encarregados que ajudaram-me no apoio moral e material. Um agradecimento especial ao conferêncista da cadeira de Pratica Pedagogica Geral, pelo facto de ter-me dado a oportunidade de aperfeiçar e aprofundar aspectos relacionados ou ligados a este tema A Educação em Moçambique depois da independência em particular o tema por mim escolhido (Os princípios, Estruturas e Subsistemas). e por ter aprendido bastante, a todos esses o meu muito obrigado.

Resumo

O presente Trabalho tem como objetivo analisar o sistema educativo de Moçambique, discutir a educação no país após a independência. O trabalho visa compreender o avanço do sistema educativo de Moçambique que possibilitou o desenvolvimento do país na referida área, pois é sabido que a educação teve grande contribuição na formação do povo moçambicano e ajudou bastante na tomada de consciência, onde a educação se tornou prioritária para possibilitar uma revolução contra o jugo colonial. A principal questão teórica usada neste trabalho é a educação, que engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade enos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. A metodologia usada durante a pesquisa para a elaboração deste trabalho foi fundamentada, basicamente, na pesquisa bibliográfica. Falando da educação em Moçambique, é muito interessante relatarmos aqui, que devido ao empenho do Estado moçambicano, o setor da educação passou a ganhar um enorme avanço, alcançando os resultados esperados. Nesta ótica, este trabalho sinaliza os avanços que a educação deu em Moçambique, fazendo com que um número considerável da população passasse a ter o acesso à educação. Por outro lado, este trabalho enfatiza a importância que a educação teve em Moçambique durante a luta da libertação do país. Conclui-se, a partir do estudo, que quando a educação é convertida em prioridade, através de políticas públicas de Estado para a educação, a probabilidade de alcançar altos níveis de desenvolvimento socioeconómico e educacional é maior, a exemplo das conquistas alcançadas em Moçambique logo após a proclamação da independência (1975), pois conseguiu-se baixar os altos índices de analfabetismo herdados do colonizador.

CAPÍTULO I

1.0 Introdução

Neste trabalha o meu interesse é descrever como se implementou o sistema de ensino em Moçambique após a independência, muito mas as perspetivas educacionais em Moçambique após independência como também as suas estruturas e subsistemas. pois me ajuda na compreensão do projeto da mudança e reformas da educação. Acredito que trato de um trabalho de extrema importância, principalmente no que diz respeito à produção de conhecimento científico e à formação de recursos humanos, pois é por meio da educação que podemos mudar uma sociedade.

1.1.0 Importância do tema

O tema tem como importância principal, fazer nos perceber ou compreender da Didática Moderna as perspetivas educacionais em Moçambique após independência como também as suas estruturas e seus subsistemas.

1.2.0 Propósito da escolha do tema

Para escolha do tema, o que me levou em primeiro lugar foi a curiosidade dessas Perspetivas educacionais em Moçambique após independência, da estrutura e subsistemas, e em seguida para ter o conhecimento sobre isso.

1.3.0 Objetivo geral

 Compreender e ser sensível as perspetivas educacionais em Moçambique após independência, a estrutura e subsistemas da educação.

1.4.0 Objetivos específicos

 Definir a educação e explicar os seus objetivos, a sua organização, (estrutura) os seus métodos e a sua relevância nas sociedades Moçambicana após independência.

 Explicar as teorias e as práticas principais da educação em Moçambique após independência.

1.5.0 A metodologia usada durante a pesquisa para a elaboração deste trabalho foi fundamentada, basicamente, na pesquisa bibliográfica. Segundo Gil, a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e páginas de web sites. (GIL, 2008).

CAPÍTULO II

2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1.0 Educação após independência em moçambique

2.2.0 Princípios, estruturas e subsistemas

Segundo Uaciquete (2010), com a obtenção da independência do país em 1975, Moçambique se deparou com uma estrutura patrimonial do sistema colonial, tanto material como humano, assim como, também, com uma educação que foi implementada nas zonas libertadas.

Na área da educação, o país deparava com a insuficiência das instituições escolares e com a falta dos professores e técnicos para atuarem nesta referida área. O autor citado afirma que durante muitos anos, vários moçambicanos não frequentaram a escola por razões decorrentes do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com