TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estética Da Existência

Artigos Científicos: A Estética Da Existência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

Foucault trabalha, a partir da antiguidade greco-romana, dois importantes conceitos: as técnicas de si e a estética da existência, que apontam para a possibilidade de criação de um estilo próprio, visando a produção de si mesmo como o artesão da beleza de sua vida, fazendo desta uma obra de arte.

Foucault busca na antiga civilização greco-romana as técnicas de si ou técnicas de cuidado de si possibilitavam aos indivíduos a realização por eles mesmos, de determinadas operações em seu corpo, a sua autonomia e liberdade, buscando a sua verdade interior, pois os indivíduos precisa de suas verdades, pois sabem como desfruta-las de uma maneira equilibrada, fazendo o equilíbrio, entre, suas emoções, alma, raciocínio e instintos.

Portanto essas formas de viver para Foucault, mostram, as técnicas de si, devem ser entendidas como práticas, através das quais o homem não apenas determinava para si mesmo as regras de sua conduta, como também buscava modificar-se para alcançar a sua singularidade. A prática destas técnicas resultava em uma reflexão sobre os modos de vida e sobre as escolhas de existência de cada um.

Foucault afirma que:

“As "artes da existência" devem ser entendidas como as práticas racionais e voluntárias pelas quais os homens não apenas determinam para si mesmos regras de conduta, como também buscam transformar-se e modificar seu ser singular, e fazer de sua vida uma obra que seja portadora de certos valores estéticos e que corresponda a certos critérios de estilo”

Ditos e Escritos V - O Uso dos Prazeres e as Técnicas de Si (1983). p. 198-199.

A estética da existência, sob o signo do cuidado de si e da transformação da existência em uma espécie de exercício permanente

Para Foucault, o problema ético consiste em responder a questão de como se pode praticar a liberdade. A ética seria a prática racional e refletida da liberdade e a liberdade a condição ontológica da ética. Mas ético no sentido grego.

O cuidado de si não é um convite a um tipo de inércia narcisista, mas pelo contrário, este possibilita nos constituirmos eticamente como o sujeito de nossos atos. Antes que nos isolar do mundo, é o que nos permite nele nos situar e agir.

"A estética da existência, na medida em que ela é uma prática ética de produção de subjetividade, é, ao mesmo tempo, a sujeitada e resistente: é, portanto, um gesto eminentemente político" Michel Foucault - Conceitos Essenciais (2005). p. 44.

Fazendo um ponte entre o pensamento de Foucault e o texto “ Medo” de Mariana Maia, podemos perceber que o homem sempre questionou, procurou e tentou entender a sua existência de uma forma mais subjetiva, assim como o medo que estra retratado na tela “Saturno” de Goya, Francisco, que faz uma ligação entre o conhecimento e uma busca da vida, talvez este medo todo, pode ter ocorrido por conta do medo da morte.

O que interessava a Foucault com os estudos da sexualidade na era greco-romana não era um retorno nostálgico à antiguidade, mas, muito pelo contrário, o aqui e agora de nós mesmos. A análise de Foucault dos conceitos de técnicas de si e estética da existência nos fazem pensar, na atualidade, as condições de possibilidade para a afirmação de uma maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com