TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Fotografia

Por:   •  29/11/2018  •  Artigo  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

A Evolução da Fotografia

Desde os primórdios o homem sempre se interessou em registrar, em gravar cenas importantes de sua vida. A fotografia surgiu para suprir essa necessidade. Entretanto a sua criação não se deu de uma hora para a outra. O conceito de fotografia e sua criação está diretamente ligada ao estudo  da luz e dos fenômenos óticos  e  veio sendo construído muito antes do que imaginamos.Na  China  no séc.V a.C.,  Mo Ti observou que os raios luminosos refletidos por um objeto iluminado , passando por uma caixa escura,  davam desse objeto uma imagem invertida. Na Grécia antiga, o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) constatou que os raios solares durante um eclipse parcial, atravessando um pequeno orifício, projetam na parede de um quarto escuro, a imagem do exterior;. Este método ainda primitivo de produzir imagens foi considerado o principio da câmara escura.

Séculos de ignorância e supertição ocuparam a Europa e fizeram com que os conhecimentos gregos sobre fotografia fossem resguardados no oriente. No século XI  Alhazem (965-1034), astrônomo, físico e óptico Àrabe descreve  a ideia de formação de imagens , através dos princípios de utilização dos primitivos conceitos de câmara escura ( muito próximo do que seus sucessores, séculos a frente chamariam de correto).

A partir do séc XI, vários estudiosos começaram a utilizar os princípios e métodos da câmara escura. Porém alguns tiveram descobertas mais significativas para a fotografia.

Em 1267, Roger Bacon (1214-1294) filósofo inglês , utiliza o método da câmara escura para observar eclipses lunares sem danificar os olhos.

Em 1520, Leonardo da Vinci (1452-1519) cientista,matemático, engenheiro, inventor , anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico deixa a descrição mais completa do período pré-industrial do processo de aparecimento de uma imagem invertida em uma "câmara escura", em seu livro de notas sobre os espelhos, que é publicado em 1797.

"A imagem de um objeto iluminado pelo sol penetra num compartimento escuro através de um orifício. Se colocarmos um papel branco do lado de dentro do compartimento, a certa distância do orifício, veremos sobre o papel a imagem com suas próprias cores, porém invertida, devido à interseção dos raios solares".

Em 1550 ,Girolamo Cardano(150-1576) físico milanês , sugere  o uso de uma lente biconvexa junto ao orifício, desse modo aumentá-lo, para se obter uma imagem clara sem perder a nitidez.

Em 1580 Friedrich Risner descreve uma câmara portátil, mas a publicação só é feita após sua morte na obra Optics de 1606.

Em 1604, o cientista italiano Angelo Sala, observou que certo composto de prata se escurecia quando exposto ao sol. Acreditava-se que o calor era o responsável.

Em 1727, o professor de anatomia Johann Schulze, da universidade alemã de Altdorf, notou que um vidro que continha ácido nítrico, prata e gesso se escurecia quando exposto à luz proveniente de uma janela. Por eliminação, ele demonstrou que os cristais de prata halógena, ao receberem luz, e não o calor como se supunha, se transformavam em prata metálica negra. Como suas observações foram acidentais e não tinham utilidade prática na época, Schulze cedeu suas descobertas à Academia Imperial de Nuremberg.

           Em 1802, Sir Humphrey Davy publicou uma descrição do êxito de Thomas Wedgewood na impressão de silhuetas de folhas e vegetais sobre couro. Thomas, o filho mais moço de Josiah Wedgewood, o famosos ceramista inglês, estando familiarizado com o processo de Schulze, obteve essas imagens mediante a ação da luz sobre o couro branco impregnado de nitrato de prata. Mas Wedgewood não conseguiu "fixar" essas imagens, isto é, eliminar o nitrato de prata que não havia sido exposto e transformado em prata metálica, pois apesar de bem lavadas e envernizadas, elas se escureciam quando expostas à luz.

Apesar de todas essas descobertas, a primeira pessoa do mundo a tirar uma verdadeira fotografia, se definida como uma imagem inalterável, produzida pela ação direta da luz foi Joseph Nicéphore Niepce, em 1826. Ele conseguiu reproduzir, após dez anos de estudo, uma vista descortinada  da janela do sótão de sua casa.Niepce batizou esse processo de “Heliografia” (gravura com a luz solar). Contudo esse processo heliográfico era inadequado para a fotografia comum, e a descoberta decisiva seria feita por Louis Daguerre.

 

Daguerre  produziu efeitos visuais denominados “diorama”, e foi a apartir disso que Daguerre e Niépce passaram a se corresponder firmando sociedade. Mas depois da morte de Nièpce, Daguerre descobre um processo à base de vapor de mercúrio reduzindo o tempo de revelação das imagens de horas em minutos, chamado de daguerreotipia (processo fotográfico que consiste  em fixar numa película de prata pura, aplicada ao cobre, a imagem obtida na câmara escura)considerado um grande avanço para a fotografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com