TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fascinante História De Emmy Noether

Por:   •  9/4/2023  •  Artigo  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUDITH GOMES DE BARROS ENSINO MÉDIO

MIRELLE GOMES DOS SANTOS

A FASCINANTE HISTÓRIA DE EMMY NOETHER

SANTA MARIA DA BOA VISTA - PE

2022

MIRELLE GOMES DOS SANTOS

A FASCINANTE HISTÓRIA DE EMMY NOETHER

Artigo Científico apresentado ao Ensino

Médio à Escola Estadual Professora Judith

Gomes de Barros, com o intuito de

apresentar a bibliografia da matemática

Emmy Noether.

Orientadora: Prof Karine Cruz

SANTA MARIA DA BOA VISTA - PE

2022

A FASCINANTE HISTÓRIA DE EMMY NOETHER

MIRELLE GOMES DOS SANTOS

RESUMO

Esta monografia aborda a vida e a obra da alemã Emmy Noether, a matemática mais importante do século. Explicando a contribuição em diversas áreas onde ocasionou a ampliação das mulheres no espaço acadêmico e possibilitou a solução de diversos problemas na conservação de energia e conceitos da física moderna. Discute-se brevemente algumas das suas principais contribuições, com fins educativos nas áreas da matemática e física. Os resultados alcançados são a respeito de suas inovações e da igualdade de gênero na educação, contribuindo para o desenvolvimento científico.

Palavras-chave: Matemática. Mulheres. Educação. Desenvolvimento.

ABSTRACT

This monograph addresses the life and work of German Emmy Noether, the most important mathematician of the century. Explaining her contribution in several areas where it caused the expansion of women in the academic space and made it possible to solve several problems in energy conservation and concepts of modern physics. We briefly discuss some of her main contributions, with educational

purposes in the areas of mathematics and physics. The results achieved concern her innovations and gender equality in education, contributing to scientific development. Keywords: Mathematics. Women. Education. Development.

Introdução

Ao longo do tempo, o reconhecimento da mulher na sociedade como pessoa racional foi excessivamente ocultado, essa exclusão dificultou seu acesso desde o ensino educacional ao mercado de trabalho, comparando essas práticas a algo vergonhoso ao gênero feminino. Uma das inúmeras mulheres que vivenciou esse dilema foi a estudiosa alemã Amalie Emmy Noether que por ser mulher, a instituição não permitiu que ela se inscreveu para participar oficialmente do curso, mas a influência de seu pai fez com que Emmy fosse autorizada a assistir às aulas por dois anos. Com seu talento, Emmy Noether teve um papel extremamente importante para a matemática e a física moderna, além de proporcionar a ampliação da inclusão das mulheres na esfera acadêmica.

Emmy Noether, era a filha mais velha dos quatro filhos de Ida Amália Kaufmann e do matemático Max Noether, onde apenas dois sobreviveram. Emmy nasceu no dia 23 de março de 1882, em Erlangen, Alemanha. Em 1895, Emmy Noether ingressou em primeiro lugar na universidade de Gottinge, onde teve aulas com gênios da matemática, tornando-se uma das primeiras mulheres a conquistar seu espaço na área acadêmica. Limitada pelo o dilema da época, Emmy ensinou de forma gratuita na Universidade de Gottingen, onde ela trabalhou com matemática abstrata, inventando estruturas, como corpos e anéis, explicando o que os físicos daquela época não conseguiam resolver utilizando a álgebra já existente.

Segundo a pesquisa realizada por alunos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Minas Gerais) e publicada em um site institucional, afirma que Emmy Noether sofreu perseguições pelo Nazismo, além de ser forçada a se mudar para os Estados Unidos onde fez parte do Instituto Avançado de Princeton, mesmo lugar onde foi acolhida por Einstein.

A importância de Emmy Noether na Ciência e na inclusão às mulheres Entre 1908 e 1919, Emmy Noether fez significantes contribuições relevantes às teorias de invariantes algébricos e campos numéricos, seu trabalho sobre invariantes diferenciais do cálculo de variações têm sido considerado um dos mais importantes para o estudo da física moderna. No mesmo ano, Emmy foi eleita para o Circolo Matematico di Palermo, devido ao

crescimento do seu reconhecimento de seu trabalho. Porém por ser mulher, só conseguiu ser contratada por influências de amigos importante, como David Hilbert, com quem ela inicialmente trabalhou sendo sua assistente, mas logo em seguida Emmy mostrou que os seus estudos possibilitou a solução de diversos problemas e ainda determinou que o teorema que leva seu nome era um dos mais importante para o desenvolvimento da física moderna, o Teorema de Noether, que afirma a relação entre a existência de simetrias e os princípios de conservação na física. Em uma pesquisa realizada por alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, afirma que pode-se encontrar uma detalhada demonstração importante sobre o teorema, mostrando sua importância para a física.

Emmy Noether liderou um grupo de algebristas, entre os anos de 

1920 e 1930, que auxiliou na resolução de problemas envolvendo 

diferenciais. Além de ter contribuído com novos conceitos algébricos, 

para Radford, cidade localizada no estado americano de Virginia. 

Noether unificou a topologia e deu grandes contribuições para a 

lógica, a geometria e a álgebra linear. Em suma, ela possibilitou 

diversos avanços científicos e por essas razões tornou-se uma 

importante figura da história da ciência, ou seja, uma mulher à frente 

de seu tempo. (SANTOS, 2016) 

Em 1915, Emmy Noether foi convidada para ensinar na Universidade de Gottingen, uma instituição renomada internacionalmente como um centro de investigação matemática, por David Hilbert e Felix Klein, onde ela ensinou sem remuneração, pelo fato de ser mulher. Ela usou seus conhecimentos sobre invariantes para ajudar a explorar a matemática por trás da teoria da relatividade de Einstein.

Em 1920, foi um ano bastante produtivo, quando ela produziu um significativo número de resultados. Ela ganhou muito reconhecimento trabalhando com as leis da conservação, seus estudos deram novos rumos à ciência, graças à sua notável capacidade de entender e relacionar equações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com